fbpx

Home office: Como manter a produtividade alta mesmo em casa?

Home office, ou como é conhecido no Brasil, o famoso trabalhar de casa.

Com o crescimento da modalidade (devido a crise do coronavírus) muitas empresas se viram obrigadas e liberar essa função para alguns colaboradores.

Mas afinal de contas, vale apena fazer home office?! É tão libertador assim trabalhar em casa?! Bom, é o que veremos no artigo de hoje!

Veja também: Marketing para empresa em 2020! Como fazer o seu negócio vender mais.

Home office: Amigo ou vilão?

Embora seja um conceito completamente novo para alguns e conhecido para outros, a verdade é que trabalhar em casa não é uma novidade. Algumas empresas já usam essa modalidade a algumas décadas para determinados cargos executivos.

Contudo, com o crescimento e a popularização da internet, grande parte das empresas começaram testar a política de home office.

Entretanto é preciso entender que, trabalhar de casa, não significa não trabalhar, fazer tudo de qualquer jeito e não ter organização!

Muito pelo contrário, se você está fazendo trabalhando de casa, vai precisar ter muito mais disciplina e organização se quiser manter a sua produtividade em dia.

Isso é de extrema importância, principalmente para os desorganizados! Se você precisa de alguém na sua orelha, cobrando resultados a todo momento, talvez o home office não seja pra você.

Mas afinal de contas, o que é o home office?

Trabalhar de casa, para muitos é um sonho. Afinal, quem não gostaria de ser ver livre de todas as dificuldades de um trabalho convencional?!

O home office basicamente consiste em, fazer tudo o que você já faz no escritório da sua empresa, porém na sua casa.

Ah, não podemos esquecer que não são todos os trabalhos que permitem home office, ok?!

Geralmente trabalhos de escritório, publicidade, mídia, marketing, contabilidade e programação são os mais comuns para trabalhar em casa.

Os adeptos dessa modalidade defendem que, trabalhar em casa é, infinitamente melhor do que o modelo padrão oferecido pelo mercado de trabalho.

Portanto quando você trabalha em casa, fica mais disposto, consegue ter uma flexibilidade de horários muito melhor e em alguns casos pode ter uma performance até 20% melhor! Além de ter muito mais tempo com a sua família.

Mas, se trabalhar em casa é tão bom, por quê algumas empresas ainda insistem no modelo “convencional”?

Home office no Brasil: Falta de inovação ou organização?

Trabalhar em casa em 2020 ainda é um sonho distante, para boa parte dos brasileiros. Mesmo tendo crescido nos últimos anos, algumas empresas ainda optam por colocar somente 1 dia semanal de home office.

Alguns ainda torcem o nariz, afinal, a cultura do escritório/terno é muito forte no Brasil! Acordar as 6, chegar as 8 no escritório e sair as 17h. Esse é o modelo padrão do brasileiro e ainda será por muitos anos.

A verdade é que muitos empresários tem medo de implementar o modelo. Seja por falta de controle, segurança, confiança ou organização. E isso tem um impacto direto na produtividade do seu colaborador.

Entretanto, com o avanço da tecnologia e da automação do trabalho, essa situação tende a mudar nas próximas décadas, principalmente para as areas não industriais.

Benefícios de se trabalhar em casa

  • “Cortar” o tempo de transporte (em alguns casos até 2 horas ou mais todos os dias).
  • Ficar mais próximo da sua família.
  • Ter flexibilidade de horário.
  • Menos pressão e mais tranquilidade para trabalhar.
  • Menos stress devido a fatores externos (trânsito, chuva, alimentação).

Mas nem tudo são flores. Salvo que esse benefícios são exclusivamente para aqueles que conseguem ter um quarto ou escritório em casa, ou que talvez consigam ser organizados sem estar em um escritório.

Mas eventualmente, terão pessoas que, vão trabalhar de casa, contudo, sem a organização ou a disciplina necessária e infelizmente, para essas pessoas, o home office irá causar alguns malefícios como:

  • Resultados inferiores.
  • Stress (caso você tenha filhos, ou sua casa seja barulhenta).
  • Falta de comunicação (longe de colegas de trabalho) principalmente se você mora sozinho.

Mas afinal de contas, eu devo ou não fazer home office?

Sim e não! Salvo que vai depender exclusivamente do tipo de pessoa que você é. Caso prefira trabalhar de casa, evitar o trânsito e os perrengues do escritório, vá de home office.

Todavia, se você mora sozinho ou tem filhos e não consegue entregar o trabalho sem os ocasionais puxões de orelha, é mais interessante optar pelo trabalho “convencional”.

Tudo vai depender do como você lida com o trabalho e é claro, se a sua modalidade permite home office!

PS: Se você precisa de ajuda na hora de manter a organização trabalhando de casa, conheça a nossa planilha de controle vendas, clientes e produtos e mantenha a sua produtividade mesmo em casa.

Rolar para cima
Abri Chat
1
Chame aqui! WhatsApp das 07:00 as 22:00
Olá,
Podemos Ajudar? atendemos no WhatsApp das 07:00 as 22:00