Marketing para empresas! Tudo o que você precisa saber para vender mais em 2020.

Marketing em 2020 - Excel coaching

Caro amigo leitor, esse artigo não é um artigo comum. Aqui nós vamos falar diretamente sobre o marketing da sua empresa.

Mas salvo que, marketing, assim como outras coisas, é mais uma questão de prática do que habilidade.

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E eu espero que esse artigo seja responsável pelo crescimento das suas vendas no ano de 2020.

E dito isso, esse artigo será um presente! Da equipe excelcoaching para você leitor. Principalmente para você empreendedor iniciante que está perdido.

Nesse artigo você vai encontrar tudo o que você precisa para aumentar a suas vendas de maneira definitiva.

O guia serve para você pequeno e médio empreendedor, profissionais autônomos, CLT e até para quem deseja tirar a empresa do papel em ainda esse ano! Aqui, você vai aprender tudo o que precisa para melhorar o marketing da sua empresa.

Finalmente você vai entender como ampliar o seu mix de produtos, criar uma oferta verdadeiramente irresistível por último mas não menos importante, como fidelizar o seu cliente!

Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

  • Começando do princípio, a persona!

Me diga, para quem você venderia uma carrinho de bebê?! Eu sei, a resposta parece óbvia demais, mas, aqui, se esconde um dos erros mais comuns da maioria dos empresários!

O carrinho, será vendido para quem acabou de ter um filho, está para ter um filho ou até de presente para um casal com um filho pequeno.

O meu ponto é que, para cada pessoa existe uma solução diferente. Cada pessoa precisa de um produto diferente, de uma solução diferente.

O problema, é quando você empreendedor, tenta vender para todo mundo.

Eu sei, tem alguns momentos que a situação aperta e o desespero surge! Você precisa de dinheiro, mas as vendem caem, o preço do seu fornecedor sobe e no fim você paga o pato.

Independente da sua situação, aprenda a respeitar o seu público. A primeira coisa que você deve fazer é criar uma PERSONA dos seus compradores.

Tá ok, mas então, o que é essa tal PERSONA?

A PERSONA é a representação do seu cliente ideal. Idade, sexo, interesses, lugar onde mora, todos esses dados estatísticos + alguns pessoais (Sonhos, medos, objetivos).

Quando você já sabe para quem deve vender, você corta o esforço com as pessoas erradas. Em pleno 2020, ainda temos empreendedores que acreditam que podem vender para todo mundo.

Então agora você sabe!

Um bom marketing pode ser definido por um bom produto, sendo vendido para a pessoa certa na hora certa!

Existe um ditado conhecido por quem já trabalhou/trabalha com vendas: 

Um bom vendedor vende até gelo para esquimó”.

Esse é um dos piores conselhos que alguém pode receber! 

O que faz com o que as grandes marcas mantenham o seu faturamento alto, boa retenção e avaliação dos clientes é que, a boa parte delas, tem uma persona (ou até um público alvo) bem desenvolvido.

Afinal, você já viu a Apple abaixando o preço dos seus aparelhos pela falta de vendas?!

Muito pelo contrário, mesmo sendo algo de alto valor (principalmente no Brasil), o iphone é um dos produtos mais comprados (e desejados) da história moderna.

Os gênios do marketing do século XX e XXI não estão preocupados em vender para todos.

Primeiramente porque você nunca vai vender para todo mundo e principalmente pelo fator de oferta x demanda.

Marketing é isso. Parafraseando um dos líderes do marketing digital dos últimos 5 anos (Ícaro de carvalho): “Marketing é sobre transformar minutos em segundos”

Se você já está no mercado a um certo tempo sabe que nem todos os clientes são bons. Muito pelo contrário, as vezes você pode ser bem pago mas mesmo assim não conseguir entregar resultados para os seus clientes.

Você não vai VENDER para todo mundo! Isso é um fato. Um dos meus maiores erros quando trabalhava como corretor era acreditar que TODOS eram potenciais clientes!

Seus clientes são aqueles que precisam do seu produto, mais, acima de tudo, possuem o dinheiro para investir em seu serviços!

Afinal de contas, ninguém merece aquele vendedor chato que sempre corre atrás de você (mesmo após algumas negativas).

A pior parte é entender que não é fácil. Construir uma persona/público alvo é algo que leva tempo, além de ser muito trabalhoso, mas, em contrapartida é provavelmente uma das maneiras mais simples e assertivas quando falamos no ramo de vendas.

Pesquisas mostram que publicidade (anúncios e campanhas de vendas) são até 2x mais efetivos quando temos uma persona definida.

Bom, e o que você está esperando?! Conheça mais sobre as personas nesse artigo fantástico do viver de blog:

Persona: E porque é tão importante ter uma.

  • Funil de venda

Talvez um dos itens mais importantes dessa lista. Mais de 92% das empresas hoje, não tem um processo escalonável de vendas e o mais importante, um funil dedicado para entender quais são os momentos certos para fazer uma determinada oferta.

O funil de venda é o seu grande amigo. Com ele é possível entender qual é a fase que o seu lead está (pronto para comprar ou até mesmo sem a consciência do problema).

O funil é divido em algumas partes. O padrão que é o lead conheça a sua marca através de um dos seus canais de distribuição de campanhas (ou conteúdo) e tenha o primeiro contato com a marca.

A partir da ai, é interessante manter um relacionamento com esse futuro cliente e entender a melhor maneira que a sua empresa pode ser útil.

Alguns empreendedores queimam a largada e acabam fazendo uma oferta no momento errado. Fazendo isso, você pode perder aquele lead para sempre.

O ideal é sempre esperar! Espere até ter certeza que quando fizer aquela oferta você vai atender às suas necessidades. Não existe nada mais chato do que um vendedor que ainda não entendeu que a sua solução não funciona para aquele cliente!

Contudo é importante ressaltar, você precisa vender! Eu não sigo aquela escola de ser amigo de cada cliente que você faz. É necessário primeiro, atender às suas necessidades e realizar um bom trabalho.

Fazendo isso, você já garante futura indicação.

Ofertar é obrigatório, afinal quem não oferece não vende, mas também é válido ressaltar que como dito anteriormente, você não precisa vender para todo mundo!

Quando você entende isso, o seu funil tem uma performance muito melhor. Você para de perder tempo com clientes que não fazem parte da sua persona e dá atenção para aqueles que realmente podem ser bons clientes.

Portanto um bom funil precisa seguir todas as etapas da maneira correta, caso contrário, você vai mandar ofertas para pessoas que deveriam conhecer a sua marca.

Como um médico, o seu trabalho é sempre identificar qual o problema de cada “paciente” e indicar o melhor “tratamento necessário”.

Além disso, é preciso entender se o seu cliente está disposto a investir aquela quantia naquele momento com os seus serviços. 

Em algumas vezes você vai ter a solução certa para os seus clientes, mas, dependendo de qual fase de consciência de compra ele se encontra, vender não será o seu objetivo principal.

Veja abaixo a imagem sobre o artigo de consciência de compra (do blog allison.com.br).

O primeiro contato, é a melhor maneira para ser visto como um especialista diante do seu lead. Se você fizer da maneira correta, vai conseguir a sua atenção e confiança (dois dos maiores ativos para realizar vendas nos dias de hoje).

Depois vem distribuição de conteúdo (através dos seus canais de mídia), visto que você precisa ter uma presença forte (se quiser realmente vender pela internet).

Esse conteúdo deve ter o único propósito de realizar um “check-up” para o seu cliente. Mostrar a ele que aquele problema deve ser tratado e que você sabe como pode ajudar.

É provável que você erre nas primeiras vezes. Faça um conteúdo ou oferta para quem não estava pronto, mas isso é natural!

No fim da esteira se torna uma obrigação fazer a oferta. Afinal, o cliente já está disposto a receber uma oferta.

É claro, isso se você conseguir criar uma relacionamento fiel com o seu cliente!

Eventualmente, o seu lead vai te enxergar como um especialista. Portanto se você fizer o trabalho da forma correta, ele vai estar implorando para comprar o seu produto.

  • Criação de anúncios

Por último mas não menos importante é a criação de anúncios para venda.

Talvez o fator mais importante dessa lista. Entenda como quiser, mas em 2020, se você não está na internet, você não existe!

A atenção mudou bruscamente nos últimos 50 anos! Fomos dos jornais, ao rádio para a televisão e por fim a internet. E o marketing seguiu esse crescimento exponencial.

Esse é um dos principais erros do empreendedor iniciante. Eles não entendem que, precisam estar no mesmo lugar do seu cliente. Vender pela internet já é uma realidade desde o início do século.

E inegavelmente, a pior coisa que você pode fazer é negar o que acontecendo nos últimos 20 anos! Você, sua esposa, filhos e até mãe estão com os olhos voltados para a internet.

Sendo assim, seu principal papel como empreendedor é mostrar a sua marca para o mundo! Independente do seu nicho, se você trabalha com produtos os serviços, você PRECISA criar campanhas para o seu produto.

Afinal de contas, como você acha que empresas como o google, facebook, amazon e aliexpress foram criadas?!

Elas investiram milhões no ínicio! Não importa se você tem o melhor produto ou o mais barato! Nada disso importa se ninguém te conhece.

Como já disse o bilionário brasileiro Flávio Augusto: “Você não deve terceirizar o marketing e as vendas da sua empresa”.

“Você é o único que se preocupa de verdade com os seus resultados”.

Ou seja, se você deseja que a sua empresa tenha bons resultados, não terceirize essas áreas.

O melhor produto, preço, entrega e material. Tudo vai por água abaixo se você não é conhecido. Se você não anuncia seus produtos para quem já está buscando.

Se você está fora do google, você não existe!

O único responsável pelo marketing da sua empresa sempre deve ser você.

Mas então, quais são as melhores ferramentas, os melhores canais para criar e distribuir anúncios para meus compradores?!

Google e facebook ads.

São sem sombra de dúvida, as melhores plataformas do mercado, além de terem bilhões de usuários esperando receber uma boa oferta de compra.

O google é inegavelmente a melhor ferramenta de busca do século XXI. Sendo assim, sua empresa precisa existir nele.

Sem dúvida, google em conjunto com o facebook pode mudar o seu negócio de patamar.

Então eu acredito que você já entendeu! Agora é com você.

Coloque a mão na massa, comece hoje mesmo. Se você quer garantir o sucesso da sua empresa, vai precisar dominar essas ferramentas.

Por isso, não se esqueça, você é o principal ativo da sua empresa.

Seja como for, você precisa aprender marketing! E não só marketing em si, mas vendas, gestão e atendimento.

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