Gestão de pessoas: Se você não entende de pessoas, não entende de negócios.

A gestão de pessoas é talvez um dos principais “medidores” de sucesso de uma empresa, ou seja, é importante que você entenda mais sobre isso já!

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Supervalorizado por uns e negligenciada por outros, entender sobre pessoas é algo obrigatório principalmente para empreendedores.

Mas afinal, o que é a gestão de pessoas?

Diferente do RH (recursos humanos) a gestão de pessoas tem seu foco principal no comportamento, engajamento e desenvolvimento das equipes.

Além disso, enquanto o RH foca no desempenho e desenvolvimento como carreira, a gestão de pessoas vai para o outro lado, mantendo a comunicação e engajamento em primeiro lugar!

Em uma boa gestão, o objetivo é garantir a satisfação dos seus colaboradores, visando a melhoria e o comprometimento.

Toda a empresa é um único organismo! Então quando um colaborador tem um desempenho melhor, ele está contribuindo com a empresa em um todo.

E quais são os resultados de uma boa gestão de pessoas?

Quando a gestão funciona, isto é, é feita da maneira correta, temos inúmeros benefícios como:

  • Desenvolvimento e motivação das equipes.
  • Melhoria do clima organizacional.
  • Aumento na comunicação e feedback.
  • Identificação e desenvolvimento de novas lideranças.
  • Colaboradores engajados para fazer o melhor trabalho possível.
  • Aumento na taxa de conversão de clientes.

Como aplicar a gestão de pessoas na minha empresa?

Primeiramente você deve entender quais são os pilares de uma boa gestão.

Gestão de pessoas
Esses são os 5 pilares da gestão de pessoas

Motivação

O pontapé inicial para uma boa gestão! Um colaborador motivado tende a produzir 40% a mais do que alguém que não está feliz na empresa que trabalha.

Por isso é tão importante receber o feedback da sua equipe! Assim você consegue entender quais são as principais areas que precisam de reforço.

Mas não se esqueça, a motivação não parte somente do retorno financeiro.

Algumas pessoas precisam de reconhecimento, enquanto outras na verdade querem que a empresa ofereça mais segurança e por fim, algumas querem somente um lugar de descompressão!

Comunicação

A comunicação é basicamente a ponte necessária para conectar todo o processo entre seus colaboradores e a diretoria!

Principalmente quando falamos do ecossistema de uma empresa como um todo! Talvez a falta de uma boa comunicação seja um dos principais motivos para a baixa performance de um setor!

Mas e se eu já sou um gestor comunicativo? Bom, um dos principais pilares da comunicação não a falar, mas sim entender o que acontece com a informação que você transmite para os seus colaboradores.

O maior erro entre a comunicação em empresas é: a falta de clareza na hora de definir o que deve e o que não deve ser feito!

Se comunicar bem é algo cruel, principalmente quando você não tem um feedback do seu time.

Lembre-se de sempre deixar a “porta aberta” para qualquer tipo de dúvida ou sugestão, uma comunicação bem fortalecida é a estrada perfeita para o trabalho em equipe.

Trabalho em equipe

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”

Uma verdade do mundo moderno! Só chegamos nesse nível porque conseguimos nos adaptar como sociedade. Não existe nenhum exército de um homem só!

Para cada Jobs tem um Wozniak. Mesmo que você seja o melhor gênio que já existiu, você precisa de uma equipe que consiga replicar os resultados que você deseja.

Atender clientes, entregar relatórios, organizar o CRM, cuidar da contabilidade, nenhuma empresa consegue prosperar sem um time forte!

Um dos grandes equivoco de alguns empresários é tentarem escolher um única pessoa que posso executar ou “jogar em todas as bases”.

O trabalho é inegavelmente o que faz um negócio prosperar quando o mesmo atinge uma escala de clientes maior.

Conhecimento e competência

Mas e as skills da sua equipe? Afinal de contas, um BOM time consegue agregar mais resultados! Entretanto, como montar um bom time?!

Quais são os pontos cruciais para ter uma equipe implacável?

Bom, primeiramente é preciso entender que não existe time perfeito! O que a maioria das grandes empresas tem de diferente é o entendimento de que cada pessoa da equipe pode performar de maneiras diferentes em situações diferentes!

Então o ponto crucial aqui não é reunir as melhores mentes do mundo, mas sim entender quais são os pontos fortes e fracos dos membros do seu time, afim de melhorar a performance total.

E qual a melhor forma de fazer isso?

Treinamento e competência

Em time que está ganhando não se mexe, certo?!

Sinceramente, esse ditado popular não poderia estar mais errado, sobretudo quando falamos de negócios!

Investir de maneira frequente em treinamentos, imersões e novas estratégias é uma das melhores maneiras de manter uma equipe ativa e “antenada” nas novidades no mercado.

É preciso tomar cuidado, principalmente em nichos de evolução constantes (varejo e tecnologia) onde impérios nascem e morrem todos os dias.

Separe um dias por semana (ou por quinzena) para avaliar, estudar e reorganizar algumas das suas estratégias. É uma atividade que não vai passar de uma hora, mas pode trazer um resultado tremendo!

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