Proposta comercial: Guia passo a passo.

 

Uma boa proposta comercial pode aumentar seu número de fechamentos, além de posicionar sua empresa para o seu cliente.

As vendas são um dos motores principais de qualquer negócio, se você não tem bons vendedores ou um plano de ação, sua empresa está fadada ao fracasso.

Empreendedores, freelancers, CLT. Vendas são como o oxigênio da sua empresa, pode não ser o único fator determinante do sucesso, mas com toda certeza, é um dos principais.

 Como estão suas vendas?

Vender é uma habilidade que só melhora com a prática, portanto é necessário que você tenha em mente que não vai se tornar o melhor vendedor da noite para o dia. Construir um bom relacionamento com sua lista de clientes é essencial, ter uma boa comunicação e acima de tudo, entender que você deve focar em solucionar os problemas que o seu cliente enfrenta.

Mas como melhorar nas vendas? Como vender muito mais? Como bater metas todos os meses?

Bom, não existe um guia, mas tem algumas dicas que você pode implementar diretamente no seu negócio, seja você CLT, PJ ou freelancer.

Proposta comercial: Por quê é tão importante?

No fechamento de uma venda, ou na apresentação de um projeto para seu chefe, é necessário enviar uma proposta comercial com os detalhes do serviço que será executado. Sempre explicando todos os por menores do projeto, detalhes, custo, tempo de entrega, quais materiais serão necessários, enfim, todos os fatores para o projeto sair do papel.

Mas então, como criar uma boa proposta comercial?

Não existe nenhum segredo, mas é preciso prestar muita atenção, qualquer erro, ou falta de informações podem comprometer todo o projeto, e sua proposta comercial pode acabar te atrapalhando.

Veja algumas dicas simples, para criar um bom modelo de proposta comercial que realmente faça a diferença no fechamento do seu negócio:

1.Tenha seu público bem definido. Não se esqueça que sua proposta comercial deve agradar o seu cliente, o objetivo é sanar eventuais dúvidas e agregar mais valor para sua negociação, pesquise muito bem sobre seus clientes, sempre tenha certeza que está falando a linguagem dele.

2.Em qualquer tipo de proposta comercial, a introdução é muito importante. É com a introdução que você encontra uma maneira de se conectar com o seu cliente, faça uma abordagem rápida e simples.

3.Crie desejo. Desperte o interesse do seu cliente, toda proposta comercial deve ser interessante antes de qualquer coisa, nada muito longo ou muito complicado, mantenha tudo simples é direto, seu cliente tem um problema, e ele deseja uma solução.

4.Sua solução é boa? Pare de tentar empurrar vendas, se você fosse o seu cliente, investiria no serviço ou produto que você oferece? Afinal, você não pode prometer algo que não vai conseguir entregar, descreva sua solução, mostre com resultados.

5.Histórico profissional. Somo seres sociais, não se esqueça de mostrar outros clientes que já pagaram pelo seu serviço e ficaram satisfeitos, não se esqueça, existem muitos gatilhos poderosos, mas principalmente o gatilho da prova social, mostre com resultados porque ele deve te escolher.

6.Faça seu melhor. Isso é importantíssimo, nunca faça algo bom, ou ok, diferente da faculdade, o mercado de trabalho pode ditar sua carreira, se você focar sempre em entregar mais do que havia prometido vai sempre ter clientes na sua porta. Lembre-se, o boca a boca, ainda é muito forte, resultados extraordinários só acontecem com esforço extraordinário.

7. Seja menos egoísta! Sim, você pode ser egoísta e não saber. Seu trabalho é entregar resultados, então foque menos no quanto a sua empresa é foda, ter referências é ótimo, mas não exagere, tenha certeza que sua empresa não é primeira que a sua cliente contrata, então foque em trazer resultados.

8. Seja rápido. Calma, não estou dizendo para você correr e entregar uma proposta comercial ruim, ou mal feita, mas não se esqueça que ele também quer execução, se demorar muito para enviar sua proposta, pode ser que seja tarde demais.

9.Valores e forma de pagamento. Uma das partes mais esperadas pelo cliente. Ao invés de simplesmente adicionar o valor, liste um breve resumo sobre o que está incluso no seu produto ou serviço, carga horária, identifique se está cobrando por hora, semana, mês ou semestre.

Depois de enviar os valores, adicione as condições de pagamento que a empresa usa, não se esqueça de enviar também a validade daquela proposta comercial, geralmente é de 7 a até 21 dias, dependendo do seu modelo de negócio.

Minhas propostas comerciais não funcionam!

Calma! Não serão todos os clientes que vão fechar negócio com você! É importante entender que dependendo do valor do seu produto/serviço, sua proposta comercial deve ser muito mais detalhada. Deixe todas as informações possíveis, o primeiro passo é passar segurança para o cliente, com segurança, a venda se torna um processo natural.

A proposta comercial é apenas uma das diversas partes de uma transação comercial, não pense que apenas com alguns e-mails você vai ter fechado negócio.

O visual também é importante!

Imagens e infográficos são essências em toda proposta comercial, um bom layout pode dar uma nova visão do seu cliente, por isso, tenha cuidado com a imagem que você tenta passar para os seus clientes.

Como vimos, criar uma proposta comercial não é nada fácil, ela varia de cliente para cliente, e é ideal respeitar essa individualidade.

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