Orçamento familiar: 5 dicas para te ajudar.

Orçamento familiar - 5 dicas - Excel coaching
Artigo excel coaching - 5 dicas para te ajudar com o orçamento familiar.

Ser organizado com suas receitas e despesas não é um hábito do brasileiro padrão. Afinal, mais de 40% dos brasileiros tem alguma situação de inadimplência.

Ipva, IPTU, condomínio, internet, alimentação, gasolina e alguns imprevistos que podem ocorrer ao longo do mês. Não é fácil manter uma situação financeira estável, quando seus gastos ultrapassam seus ganhos mensais.

Por isso é inevitável ser organizado, e elaborar um orçamento familiar, entender quanto ganha, quanto gasta, e como e quando gasta, afinal tudo o que é medido, pode ser melhorado.

Falta de planejamento é um dos fatores principais para a inadimplência, grande parte dos brasileiros faz uma bola de neve com seus gastos, e de pouco em pouco, fica impossível manter o controle, e logo surge a necessidade de usar limites extras, cheque especial ou empréstimos.

Mas lembre-se, o orçamento familiar não é mágico! Se você tem dívidas, seu foco principal deve ser quitar essas dívidas, e começar a estruturar o valor restante em investimentos.

Não tem como cobrir gastos altos se você tem uma receita mensal pequena. Cuide para que seu custo de vida sempre seja menor do que sua receita.

Com os ajustes certos, você pode conseguir ter R$ 1mil todo mês, para investir, comprar uma casa, reformar, fazer uma viagem, ou comprar aquele presente que você tanto deseja.

Claro, além de alcançar a tranqüilidade que você sempre quis! Chega de não dormir por causa das contas, de se preocupar como pagar algo, o orçamento familiar vai te ajudar com isso e nossa lista também.

Veja abaixo algumas dicas de como fazer um bom orçamento familiar:

  1. Todo mundo junto.

Essa parte é muito importante, você precisa ter sua família reunida. Filhos, esposa, marido, mãe, pai, irmão, todos precisam se ajudar para encontrar uma situação melhor, e fica muito mais fácil criar e cumprir objetivos com todo mundo junto.

  • Registre suas receitas.

Se você não souber o quanto entra, não vai entender como poupar e quanto multiplicar, todo orçamento começa pela receita, separe por categorias (salários, investimentos, rendas, pensões, e variáveis).

Faça isso mensalmente junto com a estimativa que estará disponível nos próximos meses.

Anote no seu caderno, agenda, celular, excel, enfim, onde for mais cômodo e mais fácil de manter o controle.

  • Registre suas despesas.

Agora vem a parte dolorosa para algumas pessoas, anotar todos os seus gastos mensais, mesmo que seja uma bala. Não se esqueça, ser desorganizado com suas finanças foi o que fez que estivesse na situação que se encontra, então nada de preguiça.

Um bom orçamento familiar tem todos os custos anotados, desde despesas fixas (água, luz, internet, aluguel, condomínio) até outras variáveis como lazer e vestuário.

Depois separe os gastos em dois tipos, essenciais ou supérfluos. Custos de alimentação, luz, e moradia são necessidades, mas em contra partida ter um plano com 300 canais de televisão não é! Procure tudo que seja extra e comece a anotar.

  • Mãos a obra.

Agora some as despesas, e subtraia seu valor total ás receitas. Se no final, o saldo for positivo, você pode continuar investindo e até melhorando seus investimentos, ou poupar para fazer a viagem que você tanto deseja.

Agora se o saldo for negativo, chegou a hora de cortar alguns gastos superficiais, comece com as despesas variáveis, diminua as poucos mensalmente, assim não vai mudar seu estilo de vida de maneira brusca.

  • Hora de cumprir seus objetivos.

Depois de reunir todas as informações necessárias, defina suas primeiras metas e seu objetivo. O modelo ideal é poupar e investir 10% da sua receita mensal, mas não é uma regra! O importante é investir com consistência, o longo prazo é o melhor amigo de qualquer investidor.

Não se esqueça que imprevistos podem acontecer, não é sempre que seu orçamento familiar vai estar perfeito, por isso mantenha sempre a disciplina, sabemos que não é nada fácil, mas não é impossível.

Conheça nossa família de orçamento familiar e tenha tudo organizado.

Planilha orçamento familiar:
https://excelcoaching.com.br/produto/planilha-controle-de-orcamento-familiar-e-pessoal/

1
Olá,
Podemos Ajudar?
Powered by