Diagrama de Pareto: O que é e como implementar em sua empresa

Diagrama de Pareto - Excel coaching

Diagrama de Pareto: O que é e como funciona

Você já ouviu falar do diagrama de Pareto? Também conhecido como avaliação de Pareto ou fator 80/20.

O fator 80/20 consiste em uma “lei” de potência, na qual 80% dos resultados é construído por apenas 20% dos esforços aplicados.

Nesse artigo, vamos explicar melhor como funciona o diagrama de pareto e como você pode aplicá-lo em sua empresa.

Afinal, o que é o diagrama de pareto?

O diagrama de Pareto é uma maneira para classificar itens, por seu nível de importância. Seu modelo utiliza a regra 80/20, que basicamente consiste que um grupo menor, pode ter muito mais impacto no resultado final.

Ou seja, existe um padrão a ser observado!

Na maioria das situações, 80% do impacto causado é resultado de apenas 20% dos esforços. Seu conceito é muito utilizado por empresas e por pessoas também.

Muitos empreendedores utilizam essa regra para a vida, ou seja, 80% dos seus resultados em algo são produto de apenas 20% esforço.

Também é daí que muitos empreendedores usam o conceito de especialização. Independente de quem você seja, qual seja a sua idade, ramo de atuação, patrimônio, você não consegue ser bom em tudo!

Por isso é tão importante se especializar em algo e delegar todo o resto.

No inicio será mais difícil, principalmente se você está no começo da sua carreira, onde o empreendedor é o “euquipe”, mas ao longo da sua jornada, você deve começar a focar em apenas uma área para especialização.

Tentar cuidar de tudo é um erro, você nunca vai conseguir desempenhar 3,4, ou até 5 funções de maneira natural, ter pessoas responsáveis por manter a “máquina” rodando é essencial. Seu negócio precisa funcionar quando você estiver longe também.

Por isso, muitas empresas preferem terceirizar processos, e até a gestão de caixa e da contabilidade, assim, o empresário tem muito mais tempo livre para focar em fazer seu negócio crescer.

Mas, mesmo com todos esses fatores, alguns empreendedores insistem em fazer tudo sozinho, ocasionando o famoso “burnout” que além de não ser saudável, impede que você e a sua empresa cresçam com uma base sólida.

Aprender a delegar funções é um dos fatores mais importantes, sua empresa deve ter colaboradores que não sejam “só” bons, eles precisam vestir a camisa da empresa, cultivar valores internos e externos, além de terem um bom relacionamento com o seu negócio.

Mas então, como eu aplico o diagrama de pareto em minha empresa?

Primeiro você deve escolher qual fator será analisado, depois analise qual efeito você está buscando, depois faça uma lista com todos os processos que podem ter esse resultado.

Logo após, faça uma tabela com todos os processos (em sequência) por forma de frequência e por último faça o calculo e finalize o gráfico!

Parece meio complicado? Não tem problema, estamos aqui para te ajudar.

Conheça nossa Planilha com o diagrama de pareto e melhore os resultados da sua empresa!

Tabela diagrama de Pareto:

https://excelcoaching.com.br/produto/planilha-excel-diagrama-de-pareto-5-0/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá,
Podemos Ajudar?
Powered by