Controle financeiro: Por quê é tão difícil organizar as finanças da empresa?

Controle financeiro - Excel coaching

A falta de organização empresarial pode levar uma empresa sólida a falência.

Como está o controle financeiro da sua empresa? O quão saudável financeiramente está o seu negócio? Bem? Muito bem? Ou de mal a pior?

O empreendedor brasileiro tem muitas qualidades! Somos esforçados por natureza, resilientes, teimosos, decididos e bons vendedores. A arte da negociação está fundamentada em nosso sangue.

Porém, nem tudo são flores. Todo empreendedor tem um monstrinho que vive atrapalhando. Acredito que você já o conheça, a procrastinação!

Geralmente quando começamos um negócio, estamos focados em sobreviver acima de tudo! 

Os primeiros meses são decisivos, precisamos alcançar as metas de vendas, faturamento, conseguir pagar os fornecedores, estabelecer uma boa cartela de clientes, e por fim chegar no breakeven (momento em que o negócio se paga e começa a dar lucro).

Dito isso, um boa parte dos empreendedores decidem por pura “pressão” não dar tanta atenção ao controle financeiro, afinal, se o dinheiro estiver entrando, não tem nada de errado, certo?

ERRADO!

A falta de um planejamento financeiro sólido, já levou muitas empresas milionárias ao fracasso! Não é somente ganhar mais, é gastar menos do que gasta e investir a outra parte.

Dito isso, nesse artigo vamos te apresentar algumas dicas de ouro  para você implementar na sua empresa hoje mesmo.

Um bom controle de caixa.

  • Lucro no ano anterior.
  • Lucro/projeção para os próximos meses/anos.
  • Quais foram as despesas nos últimos 3 meses?
  • É possível diminuir as despesas?
  • O seu fluxo de caixa está no positivo?

Responda essas perguntas para avaliar a saúde financeira do seu negócio. É interessante que você já tenha essas respostas na ponta da língua, caso contrário, talvez você deva prestar mais atenção na sua empresa.

O jogo do longo prazo.

Acredito que esteja na moda falar sobre investimentos visando longo prazo. Seja em ações, imóveis e até na sua empresa. Se você estiver passando por uma situação ruim, provavelmente vai estar mais preocupado com o dia de amanhã do que daqui há 10 anos certo?

Isso é um dos maiores ERROS que um empreendedor pode cometer. 

O famoso você só vive uma vez. Algo tão simples, que na verdade é encarado de maneira destrutiva por alguns empreendedores. PARE de viver somente pelo dia de amanhã.

Você precisa começar a pensar no seu futuro, no futuro da sua família e principalmente da sua empresa! Ela tem potencial para sobreviver até 10 anos? 15? 20 anos?

Se você não tem essa resposta, ou nunca pensou nisso, seu negócio está fadado ao fracasso! Infelizmente essa é a realidade. Você precisa destruir esse pensamento imediatista.

Sua empresa pode não ser a próxima Apple, pode não valer centenas de milhões nos próximos anos, mas pode valer muito, caso você lute por isso. Sua empresa é o seu legado, sua mensagem, sua personificação basicamente.

Trabalhe da melhor forma que você conseguir, todos os dias, mas não se esqueça de sempre estar buscando algo maior. A soma dos seus esforços diários podem se transformar em algo gigante nos próximos anos/décadas.

Tenha paciência.

Anote TUDO!

Isso mesmo. Comprou uma caneta pela empresa? Um chocolate? Coloque em seus registros financeiros.

Um dos “destruidores” de empresas é o famoso “não precisa”….

Não precisa anotar esses gastos, não precisa investir em marketing, não precisa comprar novas máquinas…

O brasileiro com sua mania de sabe tudo. Seja diferente dos outros, REGISTRE tudo o que você adquiriu/investiu através das contas da empresa.

Recibos, notas fiscais, tudo deve ser registrado da maneira devida. Além de te ajudar na hora de procurar qualquer documento, também vai ajudar a sua empresa a manter ótimo controle financeiro.

Ah, e não se esqueça. PF não se mistura com PJ!

Suas contas pessoais jamais devem se misturar com o orçamento da sua empresa. Isso só ajuda a bagunçar mais ainda o seu controle financeiro. Existem empreendedores com um ótimo balanço financeiro, mas que é drasticamente afetado pela falta organização do mesmo.

Seu convênio, parcela do carro, fatura de cartão e contas avulsas pertencem a VOCÊ.

Aprenda a separar o profissional do pessoal hoje mesmo.

Caso o barco esteja afundando…

Leve um bote salva vidas!

Ou melhor dizendo, crie uma reserva financeira!

Campeão, nada é previsível! Uma hora ou outra, você irá dar de cara com alguns gastos inesperados. Emergências sempre acontecem, o ideal é estar sempre preparado.

Faça um fundo de reserva para a sua empresa, e deposite mensalmente um valor x do lucro. Assim, caso você enfrente alguma crise interna ou mesmo externa, vai estar preparado.

O ideal é escolher um fundo mais seguro com uma rentabilidade atrativa e nada de POUPANÇA!

Tesouro direto, CDB ou até um CDI são boas opções. Hoje contamos com os bancos digitais (nubank, neon, pagseguro), onde suas contas tem um certa rentabilidade, somente deixando o dinheiro parado e o melhor de tudo, sem taxas (e rende mais que a poupança)!

Um mãozinha por favor!

Caso ainda esteja enfrentando dificuldades no controle financeiro do seu negócio, é sempre bom escutar a palavra de um especialista!

Procure um bom contador, ou alguém da sua confiança que tenha experiência com gestão ou administração de empresas.

Lembre-se: O dinheiro que vai para um contador ou para um gestor é um INVESTIMENTO e não um gasto. 

Ele vai ser a pessoa responsável por deixar tudo em ordem, ou te fornecer todas as instruções necessárias para evitar futuras dores de cabeça.

Ok, mas e se eu já tenho um negócio sólido e preciso de ajuda na hora da gestão, fluxo de caixa e entrada de pagamentos?

Bom, nós do Excel coaching sempre estamos preparados!

Como amamos unir o útil ao agradável, nós temos uma surpresa.

Se você é “old school” como nós, e prefere soluções rápidas e simples, vai adorar nossas planilhas sobre controle e fluxo de caixa!

Com nossas planilhas você consegue:

  • Ter o controle de vendas.
  • Contas a pagar.
  • Controle de entradas e saídas.
  • Fluxo de caixa.
  • Centro de custos.
  • Controle financeiro
  • E muito mais…

Conheça nossas planilhas clicando aqui:

Gerenciador de vendas e estoque financeiro: https://excelcoaching.com.br/produto/sistema-gerenciador-de-vendas-estoque-e-financeiro/

Controle financeiro com fluxo de caixa: https://excelcoaching.com.br/produto/planilha-controle-financeiro-fluxo-de-caixa-dre-planejamento-financeiro/

Inventário e controle de estoque: https://excelcoaching.com.br/produto/planilha-inventario-e-controle-de-estoque-excel/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá,
Podemos Ajudar?
Powered by