Se você trabalha com planilhas no Excel, já deve saber que existem diversas fórmulas e funções para realizar cálculos e automatizar tarefas. No entanto, muitas vezes as tarefas podem se tornar demoradas e complexas se você não souber utilizar os recursos disponíveis. Por isso, neste artigo, vamos apresentar alguns atalhos que você precisa saber no Excel, para agilizar suas atividades e aumentar sua produtividade.
1. Atalhos básicos de edição
No Excel, assim como em outros programas, existem atalhos básicos de edição que podem facilitar seu trabalho. Por exemplo, o atalho “Ctrl + C” copia o conteúdo selecionado, enquanto o atalho “Ctrl + V” cola o conteúdo copiado ou recortado em uma célula. Além disso, você pode desfazer uma ação pressionando “Ctrl + Z”, ou refazer uma ação desfeita pressionando “Ctrl + Y”.
Outro atalho útil é a exclusão de células ou conteúdo, que pode ser realizada pressionando a tecla “Delete”. Se você quer selecionar uma célula inteira, basta pressionar a combinação de teclas “Ctrl + Shift + seta”. E para selecionar uma planilha inteira, pressione “Ctrl + Shift + seta” duas vezes.
2. Atalhos de formatação
Para aplicar uma formatação específica em uma célula ou intervalo de células, você pode utilizar atalhos que agilizam o processo. Por exemplo, para aplicar negrito em um texto, basta pressionar “Ctrl + B”. O itálico pode ser aplicado com “Ctrl + I” e o sublinhado com “Ctrl + U”.
Se você deseja alterar a largura de uma coluna, basta selecioná-la e pressionar “Alt + Shift + seta” para aumentar ou diminuir a largura. Para alterar a altura de uma linha, utilize a combinação de teclas “Alt + Shift + seta” para cima ou para baixo.
3. Atalhos de navegação
Os atalhos de navegação também são muito úteis para se movimentar rapidamente nas planilhas do Excel. Por exemplo, para ir para a próxima célula na mesma coluna, utilize a tecla “Enter”. Se você quiser ir para a próxima célula na mesma linha, pressione a tecla “Tab”. Para voltar à célula anterior, utilize “Shift + Tab”.
Se você precisar ir para o início da planilha, pressione “Ctrl + Home”. Já para ir para a última célula com conteúdo, utilize “Ctrl + End”. E se você quiser navegar entre as abas de uma pasta de trabalho, pressione “Ctrl + Page Up” para ir para a próxima aba e “Ctrl + Page Down” para a aba anterior.
4. Atalhos de fórmulas
Os atalhos de fórmulas são muito úteis para agilizar a inserção de fórmulas e funções no Excel. Por exemplo, se você deseja somar um intervalo de células, basta utilizar o atalho “Alt + =”. Para criar uma fórmula em uma célula, comece digitando o sinal de igual (=) e, em seguida, utilize os atalhos para selecionar as referências de células, como “Ctrl + seta” para selecionar o fim da linha ou da coluna.
Outro atalho interessante é o “F4”, que permite repetir a última ação realizada em uma célula. Por exemplo, se você aplicou uma formatação específica em uma célula e deseja repeti-la em outras células, basta selecionar as células desejadas e pressionar “F4.
5. Atalhos de filtragem e classificação
Os atalhos de filtragem e classificação são muito úteis para organizar e analisar os dados em uma planilha. Por exemplo, para ativar o filtro em uma coluna, basta selecionar a coluna e pressionar “Ctrl + Shift + L”. Se você deseja classificar os dados em uma coluna em ordem crescente, pressione “Alt + H + S + S + Enter. Para classificar em ordem decrescente, utilize “Alt + H + S + R + Enter.
Você também pode utilizar o atalho “Ctrl + Shift + $”, para aplicar a formatação de moeda em uma célula ou intervalo de células selecionado. E para remover a formatação de uma célula, pressione “Ctrl + Shift + ~.
6. Atalhos de autocompletar
Outro recurso muito útil no Excel é o autocompletar, que pode ser acionado pressionando “Ctrl + espaço” para preencher rapidamente uma célula com base no conteúdo das células anteriores na mesma coluna. Para preencher células adjacentes na mesma linha, pressione “Shift + espaço.
Se você tiver uma lista de itens a serem preenchidos em uma célula, basta digitar a primeira letra ou as primeiras letras do item desejado e pressionar “Ctrl + seta para baixo” para abrir uma lista suspensa com os itens correspondentes.
7. Atalhos de visualização
Os atalhos de visualização são úteis para ajustar a maneira como você visualiza uma planilha no Excel. Por exemplo, para visualizar a planilha em tela cheia, pressione “Ctrl + Shift + J”. Para voltar à visualização normal, utilize “Ctrl + Shift + U”.
Se você quiser ocultar as colunas selecionadas, pressione “Ctrl + Shift + seta para a esquerda”. Para ocultar as linhas selecionadas, utilize “Ctrl + Shift + seta para cima”. E para ocultar colunas e linhas, selecione-as e utilize a combinação de teclas “Ctrl + 9.
8. Atalhos de salvamento e impressão
Para salvar uma pasta de trabalho, basta pressionar “Ctrl + S”. E se você quiser imprimir a planilha, utilize o atalho “Ctrl + P.
Lembre-se de que esses são apenas alguns exemplos de atalhos que podem facilitar seu trabalho no Excel. Explore os recursos disponíveis e descubra quais atalhos são mais adequados às suas necessidades e atividades diárias.
Conclusão
Os atalhos no Excel são ferramentas poderosas para aumentar sua produtividade e agilizar suas tarefas no dia a dia. Neste artigo, apresentamos alguns atalhos básicos e úteis para você começar a utilizar no Excel. Lembre-se de praticar e se familiarizar com eles, para que se tornem parte do seu fluxo de trabalho. Além disso, continue explorando e aprendendo novos atalhos, pois eles podem te ajudar a economizar tempo e realizar suas tarefas de forma mais eficiente.
Atalho | Descrição |
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Ctrl + C | Copia o conteúdo selecionado |
Ctrl + V | Cole o conteúdo copiado ou recortado |
Ctrl + Z | Desfaz a última ação |
Atalho | Descrição |
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Ctrl + B | Aplica negrito ao texto selecionado |
Ctrl + I | Aplica itálico ao texto selecionado |
Ctrl + U | Aplica sublinhado ao texto selecionado |
Atalho | Descrição |
---|---|
Enter | Vai para a próxima célula na mesma coluna |
Tab | Vai para a próxima célula na mesma linha |
Shift + Tab | Volta à célula anterior |