Segurança no trabalho – O que é e como funciona
Segurança é um dos fatores mais importantes em qualquer empresa. Independente da área que você atua, é obrigatório fornecer condições boas e seguras para os seus funcionários.
É ai que entra a segurança no trabalho! Além de assegurar o colaborador, também estuda a ciência das ocorrências de acidentes do trabalho, prevenindo algo que possa acontecer.
O Brasil, infelizmente é um dos países com maior ocorrência de acidentes no trabalho! Por isso, é importantíssimo dar uma atenção extra para a sua segurança no trabalho.
Como a segurança no trabalho atua
A segurança no trabalho utiliza várias áreas (medicina, engenharia, enfermagem, epidemiologia e estatística) e também o EPI (equipamento de proteção individual.
É claro que para suprir todas essas necessidades, sua equipe precisa ser multidisciplinar. Todo trabalho efetuado pelo SESMT (serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho) são regulamentados pela legislação. Geralmente é composto por: Médico especializado em medicina do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança do trabalho e um auxiliar de enfermagem.
Sem uma equipe bem variada e especializada, não é possível realizar um bom trabalho.
É importante lembrar que o número desses profissionais vai ser equivalente ao número de colaboradores da empresa. Empresas com risco grau 2 e com mais de 1000 funcionários, precisam de uma médico, engenheiro em tempo parcial e um técnico de segurança no trabalho e auxiliar de enfermagem em tempo integral.
Legislação da segurança no trabalho
A legislação brasileira tem 36 normas regulamentadoras (NR’s), junto com decretos e leis complementares, determinando exatamente o que a segurança no trabalho deve fazer em cada empresa (incluindo também as penalidades) caso alguma empresa não cumpra as exigências.
É importante lembrar também das doenças ocupacionais, os acidentes de trabalho não incluem somente traumas e quedas acidentais, mas também doenças ocupacionais causadas por esforço: Asma, lombalgia, lesões e etc.
Um investimento necessário
Mesmo parecendo superficiais em alguns casos, ou até mesmo exagerados, o investimento com segurança no trabalho é necessário. Desde garantir uma boa gestão, ajuda também a evitar eventuais penalidades contra a legislação.
Garantindo que seus colaboradores estejam saudáveis, e fortes, contribuindo diretamente na produção e lucro da sua empresa, além de antecipar qualquer tipo de gasto anterior.
Planilha de segurança no trabalho
Sabemos que não é fácil manter uma boa gestão, principalmente quando é necessária uma equipe tão diversificada. Para te ajudar, criamos uma tabela com vários indicadores sobre a segurança no trabalho.