Qual a diferença entre Regime de caixa e Regime de competência?

Qual a diferença entre Regime de caixa e Regime de competência?
Qual a diferença entre Regime de caixa e Regime de competência?
É importante que os empresários e gestores conheçam as principais diferenças entre competência e a base de caixa para administrar a gestão financeira do seu negócio para o seu regime de caixa.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Qual a diferença entre Regime de caixa e Regime de competência?

 

É importante que os empresários e gestores conheçam as principais diferenças entre competência e a base de caixa para administrar a gestão financeira do seu negócio para o seu regime de caixa.

São dois métodos que se utilizam para registrar as transações contábeis e se diferenciam principalmente no momento em que deve ser registrado todo fato ocorrido na empresa em sua planilha de fluxo de caixa. Descubra as outras diferenças neste artigo e descubra a descrição de cada uma delas.

Antes de entender a diferença entre caixa e competência, vamos nos concentrar em uma afirmação: uma empresa pode ganhar dinheiro, mas não tem dinheiro e vice-versa!

Esta situação pode dever-se ao fato de o lucro ser calculado a partir de receitas e despesas diferentes dos recebimentos e pagamentos à vista. Essa é a diferença entre os métodos.

Regime de Caixa: O que é?

 

O método de caixa é para registrar o movimento em uma transação financeira em sua planilha de fluxo de caixa, não para fechar uma negociação. Isso significa que as receitas e despesas são provisionadas somente no momento do efetivo recebimento e pagamento, independentemente do momento da celebração do contrato.

Nesse sentido, se a empresa compra um produto, mas decide quitá-lo, cada depósito terá início na data de pagamento correspondente. O mesmo ocorre se ele realizar uma venda, ou seja, o parcelamento terá início no dia do efetivo recebimento.

Esse método é geralmente considerado pelos gerentes como mais simples e, portanto, mais amplamente utilizado.

Regime de Competência: O que é?

 

No modo de competência, um evento é registrado no dia em que ocorre na planilha de fluxo de caixa. A contabilidade define o regime de competência como o registo de um documento na data do evento de cobrança (ou seja, na data do documento, independentemente de quando é pago ou recebido).

A contabilidade segue o princípio de competência, ou seja, receitas, despesas, despesas e investimentos têm os valores registrados no mês em que ocorreu o fato gerador. Isso significa na data do serviço, compra de material, venda, descontos, independentemente de quando a mercadoria será paga ou recebida, mas quando a ação foi realizada.

Qual a diferença entre ambas?

 

A letra “x” na questão para distinguir entre o princípio de competência e caixa é uma forma de registro dos registros na planilha de fluxo de caixa. Na verdade, essas designações referem-se a diferentes critérios. Eles determinam quando as despesas foram incorridas e quando a receita foi realizada (ganha).

No primeiro caso, a entrada ou saída é registrada no dia do evento, mesmo que o pagamento seja feito posteriormente.

Assim, as compras efetuadas em janeiro são contabilizadas no mês em que foram efetuadas, ainda que o pagamento seja efetuado antes de fevereiro.
Com efeito, do ponto de vista da base de competência, é importante o denominado fato fiscal, ou seja, a data da situação que originou a contabilização.

Neste último caso, o registo contabilístico é efetuado no momento em que os custos ou proveitos foram efetivamente pagos.

Assim, mantendo como exemplo uma compra realizada em janeiro e paga no mês seguinte, podemos dizer que, pelo regime de caixa, o registro contábil será datado da mesma forma que em fevereiro.

Gostou do nosso conteúdo? E não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Planilhas Prontas:

Precisa de uma Planilha Excel Personalizada?

Nos fazemos para Você

Pra quê Pagar Sistema Caro? Mensalidade? Suporte?

Se

Uma Planilha Resolve

Planilhas Prontas com Suporte e Garantia

Planilhas são Práticas e tem Baixo Custo

Ganhe tempo e Economize Dinheiro

Financeiro

Logística

Vendas

Abri Chat
1
Chame aqui! WhatsApp das 07:00 as 22:00
Olá,
Podemos Ajudar? atendemos no WhatsApp das 07:00 as 22:00