Neste artigo você verá as Fórmulas Mais Usadas no Excel e as suas utilidades
Excel e fórmulas
O Excel é um programa desenvolvido pela Microsoft que nos permite criar planilhas que facilitam o nosso planejamento em diversos aspectos da vida.
Nele podemos utilizar fórmulas e funções já embutidas que otimizarão as nossas planilhas e com isso, fazer uma leitura melhor dos nossos dados e tomar decisões mais precisas.
Nesta publicação você verá:
- O que são fórmulas excel
- Pra que servem fórmulas excel
- Como usar as fórmulas excel
- Quais são as fórmulas excel mais utilizadas
- Lista de fórmulas para excel
- Atalhos úteis
- Quantas fórmulas existem no excel?
- Fórmula SE Excel, Função SE Excel.
- Fórmula excel avançado, PROCV
O que são fórmulas excel?
Fórmulas no excel são, basicamente, expressões que nos retornam um resultado específico, a partir de um determinado cálculo.
Vejamos:
Neste exemplo temos dois números como base para fazer o cálculo de uma média entre os dois. Escrevemos a fórmula “=(A2+B2)/2” onde
A2 e B2 apontam para as respectivas células com a numeração de linhas e colunas, como pode ver na imagem. Depois escrevemos /2 que representa uma divisão por 2, na linguagem excel, não esquecendo de colocar os primeiros termos entre parênteses, para que seja feito o cálculo destes com prioridade.
Ao apertar “Enter”, temos o resultado:
Como pôde ver, isso é uma fórmula excel. Escrevemos algumas expressões, passamos alguns parâmetros e obtivemos os resultados. Apertar enter após escrever, é a maneira que temos de como tirar a fórmula do excel e deixar o resultado.
Pra que servem fórmulas para excel
Fórmulas excel são muito úteis quando temos alguns dados e precisamos manipulá-los de forma a obter algum resultado. Podem ser usadas em infinitos casos, vejamos alguns exemplos de quais são as fórmulas do excel:
- Usamos formulas do excel para Calcular km inicial e km final.
- Podemos Calcular médias usando a formula de média do excel.
- Pode utilizar a formulas de data para Calcular dias úteis.
- Também é possivel usar fórmulas excel porcentagem, para calcular porcentagem no excel.
- Há como usar a fórmula excel idade.
- E podemos usar uma fórmula excel localizar dados.
São apenas alguns dos exemplos do que podemos fazer com fórmulas do excel. As possibilidades são infinitas e com certeza alguma delas vai se adequar a sua necessidade.
Como usar as fórmulas excel
Para usar fórmulas de excel, podemos basicamente, escrever operações matemáticas e selecionar as nossas variáveis, ou podemos usar também, fórmulas prontas do excel chamadas: funções.
Formulas for excel
Fórmulas de maneira geral, como no exemplo anterior, podem ser usadas com operadores matemáticos adaptados para a linguagem excel.
Vejamos o exemplo anterior:
Aqui nós usamos apenas sinais matemáticos.
Operadores
- “=”. Ok, este símbolo aqui não se trata totalmente de um sinal matemático. Esse símbolo aqui serve mais para atribuição do que para comparação. Ao usar esse símbolo, nós atribuímos a essa célula o valor que irá ser calculado no restante da fórmula.
- “( )”. Como na matemática, os parênteses aqui servem para dar prioridade ao calculo que será feito no que está dentro deles.
- “A2 e B2”. Servem apenas para apontar para as células onde se encontram os valores dos números que serão calculados.
- “+”. Sim, esse sinal aqui significa soma, tal qual na matemática.
- “/”. Operador de divisão.
- “2”. A divisão será feita pelo número 2
Temos ainda alguns outros operadores.
- “-” Subtração
- “*” Multiplicação
E diversos outros.
Formulas for excel, Funções
Funções servem para manipular dados, entretanto, estas por serem um pouco mais complexas, já são encontradas e podem ser feitas automaticamente no excel, bastando chamá-las por seus nomes e passando os parâmetros, vejamos:
Temos aqui a função “=DIATRABALHOTOTAL( “.
Essa função já vem pronta no excel e basta chamá-la passando os parâmetros necessários, no caso do exemplo, entre parênteses, B1 que representa a data inicial, B2 que representa a data final (para que possamos calcular o número de feriados dentro deste determinado período), e a ultima coluna que representa as datas dos feriados.
Com essa fórmula completa escrita na célula A1 teremos acesso ao número total de dias úteis, descontando fins de semana e feriados.
Assim como a função acima existem diversas outras funções no excel para diversas situações diferentes.
Com certeza você vai achar uma que irá ajudá-lo em determinada situação!
Quais são as Fórmulas Mais Usadas no Excel
Separamos para você uma lista com as funções mais utilizadas no excel, confira:
1. Formulas excel, Soma
Provavelmente, a fórmula mais usada no programa de planilhas. Permite fazer operações matemáticas básicas tal qual uma formula excel soma, uma formula excel subtração, formula excel multiplicação e formula excel divisão. Para usá-la basta escrever “=SOMA” e colocar as células referentes aos valores entre parênteses, separando-os por “:”
Ex:
Para outras operações, troque os “:” pelos sinais “+”, “-“, “/” e “*”, tal qual ensinamos anteriormente.
2. Formulas excel, Potência
Esta função serve para calcular potência. Basta chamar por “=POTÊNCIA(” e colocar entre parênteses a base e a potência que você quer calcular, separando-os, desta vez, pelo símbolo “;”.
Veja:
3.Formulas excel, Radiação
Calcula a raiz. Basicamente o contrário da anterior. Para usá-la escrevemos: “=RAIZ( ” e colocamos o número desejado.
Veja:
4.Fórmulas do excel, Arredondar
Esta função arredonda pra você os números quebrados. Para utilizar, basta escrever: “=ARRED( ” e entre parênteses, apontar para a célula do número a ser arredondado e então, após um “;”, escreva o número de casas que você deseja que o seu número tenha.
Confira:
5. Formulas excel texto, Concatenar
Esta função serve para juntar o valor ou texto de duas ou mais células. Sem grandes cálculos matemáticos, dessa vez, a função apenas trás as informações juntas em uma nova célula. Para utilizar basta escrever “=CONCATENAR( ” e entre parênteses colocar as duas células separando-as por “;”.
Veja:
6. Formulas excel Básicas, Média
Básicamente, pega um amontoado de valores e calcula uma média entre eles. Muito simples de usar, já deixa tudo pronto, sem ter que contar quantos valores você tem para que seja feita a média entre eles. Para usar, escreva: “=MÉDIA( ” e entre parênteses, basta apontar as células dos valores.
Confira no exemplo:
7. Formulas datas excel, Hoje
Essa fórmula mostra o dia de hoje, ou seja, a data atual. Parece simples mas isso pode te ajudar e muito na construção de planilhas que utilizam datas. Para utilizar, escreva “HOJE()“.
8. Converter
Essa função é realmente muito útil! Já se deparou com alguma situação onde teve que converter um determinado valor de uma unidade de medida para outro? Os cálculos acabam sendo bem chatos de se fazer, então deixe que o excel faça pra você! Para utilizar essa função, basta escrever “=CONVERTER ( ” e em seguida, escreva dentro dos parênteses: a célula referente ao valor que você quer converter, a unidade de medida desse valor e então a unidade de medida PARA QUAL você quer converter.
Veja no exemplo a seguir:
Convertemos a unidade de medida de gramas para quilogramas.
9.Formulas datas excel, Dias de trabalho
Essa função é uma velha conhecida nossa. Usamos ela no nosso primeiro exemplo e ela exerce a função de nos dizer quantos dias úteis teremos em um determinado período. Bastante útil para organizar suas planilhas!
10. Formulas excel avançado, PROCV
É uma das funções mais requeridas por empresas e também em concursos. Se você conseguir dominar esse conhecimento, estará muito a frente de seus concorrentes.
Essa função serve para procurar informações específicas dentro da planilha, o que pode ajudar muito quando temos planilhas com grandes amontoados de dados.
Para usar precisamos escrevemos:
PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_indice_coluna;procurar_intervalo).
Nesta formula vemos os seguintes detalhes:
valor_procurado: é o critério utilizado na procura, ou seja, é o valor a ser localizado na primeira coluna da matriz da tabela.
matriz_tabela: é todo o intervalo aonde estão os dados procurados, compreendendo linhas e colunas.
núm_indice_coluna: é a coluna no intervalo de dados que contém o valor a ser retornado. A primeira coluna tem valor 1, a segunda 2, a terceira 3, e assim sucessivamente.
procurar_intervalo: define a precisão da procura. É um valor lógico que especifica se você deseja que a fórmula PROCV localize uma correspondência exata ou aproximada.
Caso seja VERDADEIRO ou 1 (uma) correspondência aproximada será retornada em seu Microsoft Excel.
Se uma correspondência exata não for encontrada, o valor maior mais próximo que é menor que o valor_procurado será retornado para você.
Agora se o resultado for considerado como FALSO ou 0 (zero), PROCV somente localizará uma correspondência exata.
Veja abaixo um exemplo temos a formula excel =PROCV(E4;A4:B13;2;0) :
Observe que neste exemplo a formula do PROCV será:
E4 = valor_procurado
A4:B13 = matriz_tabela
2 = núm_indice_coluna
0 = procurar_intervalo
Um pouco complexo, não é mesmo?
Vamos deixar um vídeo tutorial que pode te ajudar ainda mais a dominar essa técnica!
Veja:
Formula SE Excel, Função SE excel
A sintaxe da formula se excel segue o seguintes parametros:
=SE(teste_lógico;[valor_se_verdadeiro];[valor_se_falso])
Onde temos
Formula Se Excel – teste_lógico:
O teste lógico é a referencial ao local da condição que será trabalhada na formula se excel, se caso a condição for verdadeira, será obtido o resultado;
Formula Se Excel – [valor_se_verdadeiro]:
No teste lógico da formula se excel, a valor verdadeiro é obtido se o teste_lógico for verdadeiro, então a formula nos retornará o valor que inserirmos na valor verdadeiro;
Formula Se Excel – [valor_se_falso]:
O valor false é simplesmente o valor que será retornado caso o falor do primeiro teste_lógico for falso, então o resultado da formula se excel será falso.
Lista de Fórmulas Mais Usadas no Excel
Agora que ficou bem claro o que são fórmulas for excel e como utilizar fórmulas do excel básicas, intermediárias e avançadas, você está pronto para ter acesso a uma poderosa lista com muitas dessas que com certeza irão te ajudar a desenvolver planilhas excel!
Quantas fórmulas existem no excel?
Separamos 50 uma tabela de formulas excel com as funções mais utilizadas no excel para você:
Fórmula | Quando usar | |
1 | =MÉDIASE() | Apresenta a média dos valores que correspondem a um critério específico. |
2 | =MÊS() | Informa o mês de uma data selecionada. |
3 | =MÊS(HOJE()) | Apresenta o número referente ao mês atual. |
4 | =MÍNIMO() | Apresenta o valor mínimo do conjunto de valores. |
5 | =MINÚSCULA() | Converte o conteúdo selecionado em letras minúsculas. |
6 | =MINUTO() | Informa os minutos de um horário selecionado. |
7 | =MMC() | Apresenta o MMC – Mínimo Múltiplo Comum. |
8 | =MODO() | Identifica o valor mais comum entre valores selecionados. |
9 | =MULT() | Multiplica os valores selecionados. |
10 | =NÃO() | Identifica se uma informação não condiz com o especificado. |
11 | =NÚM.CARACT() | Apresenta a quantidade de caracteres inseridos. |
12 | =NÚM.CARACTB() | Apresenta quantidade de bytes ocupados pelos caracteres. |
13 | =OU() | Identifica qual informação é verdadeira entre valores. |
14 | =PRI.MAIÚSCULA() | Converte a primeira letra de cada palavra dentro do intervalo selecionado em maiúscula. |
15 | =PROCH() | Identifica um valor em uma linha e apresenta o valor corresponde na coluna. |
16 | =PROCV() | Busca um valor baseado em outro. |
17 | =RAIZ() | Apresenta a raiz quadrada de um número. |
18 | =SE() | Identifica e comanda uma ação de acordo com o valor da célula. |
19 | =SEERRO() | Retorna um valor se a fórmula gerar erro. |
20 | =SEGUNDO() | Informa os segundos de um horário selecionado. |
21 | =SOMA() | Soma os valores selecionados. |
22 | =SOMASE() | Apresenta a soma dos valores que correspondem a um critério específico. |
23 | =SUBSTITUIR() | Substitui o texto de acordo com a informação inserida. |
24 | =TIR() | Apresenta a taxa de crescimento de um investimento periódico. |
25 | =XTIR() | Apresenta a taxa de crescimento de um investimento não periódico. |
26 | =AGORA() | Apresenta a data e hora atual. |
27 | =ALEATÓRIOENTRE() | Apresenta um valor aleatório entre um determinado intervalo. |
28 | =ANO() | Informa o ano de uma data selecionada. |
29 | =ARRED() | Arredonda o valor para a quantidade de dígitos determinada pelo usuário. |
30 | =ARREDONDAR.PARA.CIMA() | Arredonda o valor para cima. |
31 | =ARRUMAR() | Remove espaços desnecessários no texto, deixando espaços únicos entre as palavras. |
32 | =CONT.SE | Contabiliza células em um determinado critério. |
33 | =CONT.VALORES() | Apresenta quantidade de células preenchidas em um intervalo. |
34 | =DATA() | Combina três valores para formar uma data. |
35 | =DIA() | Informa o dia de uma data selecionada. |
36 | =DIA.DA.SEMANA | Apresenta um número de 1 a 7 indicando o dia da semana. |
37 | =DIA(HOJE()) | Apresenta o dia atual do mês. |
38 | =DIAS360 | Apresenta o número de dias entre duas datas no ano. |
39 | =DIATRABALHOTOTAL() | Apresenta o número de dias úteis entre duas datas. |
40 | =E() | Identifica as informações verdadeiras entre valores. |
41 | =HOJE() | Apresenta a data atual. |
42 | =HOJE()+1 | Apresenta a data atual mais um dia (de acordo com o número inserido). |
43 | =HORA() | Informa a hora e um horário selecionado. |
44 | =ÍNDICE() | Apresenta um valor buscado em um determinado intervalo. |
45 | =INT() | Arredonda o valor para baixo. |
46 | =MAIÚSCULA() | Converte o conteúdo selecionado em letras maiúsculas. |
47 | =MÁXIMO() | Apresenta o valor máximo do conjunto de valores. |
48 | =MDC() | Apresenta o MDC – Máximo Divisor Comum. |
49 | =MED() | Identifica o valor do meio entre valores selecionados. |
50 | =MÉDIA() | Calcula a média entre os valores selecionados. |
Uma ótima lista e com certeza essa funções irão te ajudar em duas planilhas do excel!
E para finalizar o post, separamos para você uma lista de atalhos para agilizar os seus trabalhos em planilhas excel!
Atalhos úteis
Programadores sabem que para agilizar o seu processo algo que pode ser fundamental é dominar o uso de atalhos no teclado.
Pode parecer que não, mas o uso excessivo do mouse pode atrasar e muito a velocidade com que você conclui o seus projetos.
Por ter que mexer de lá pra cá o mouse, ajustar tudo como você precisa pode não parecer que leva tanto tempo mas a medida que for fazendo com muita constância pode, no fim do projeto, ter tomado muito tempo!
Vale a pena aprender e se familiarizar com alguns atalhos do teclado para agilizar esse processo!
Separamos aqui uma lista de atalhos que podem ser úteis para você!
Atalhos
Ctrl + C | Ctrl + V
Utilizado não só no excel, mas em muitos programas, serve para copiar informações de um lugar para outro.
Ctrl + L
Este atalho localiza palavras e textos.
Ctrl + U
Este atalho serve para abrir a caixa localizar e substituir direto na guia substituir.
Ctrl + (+) / Ctrl + (-)
Serve para adicionar ou excluir linhas e colunas no Excel.
Ctlr + 9 / Ctrl + 0
Estes dois atalhos são utilizados para ocultar linhas e colunas.
End + setas (para todas as direções)
Serve para deslocar-se mais rápido entre as células e pular milhares delas.
Ctrl + P
Serve para entrar de maneira rápida na área de visualização de impressão.
Alt + Tab
Utilizado para alternar pastas de trabalho, deslocando-se muito mais rápido!
Shift + espaço / Ctrl + espaço
Seleciona uma linha inteira ou coluna inteira, respectivamente, a partir de uma célula selecionada. Uma mão na roda!
Espero que esse post tenha te ajudado a se desenvolver no excel e tenha te deixado expert em fórmulas do excel!
Caso queira aprender mais sobre Fórmulas Mais Usadas no Excel, deixaremos um link para um curso de excel do básico ao avançado!
Basta clicar no botão abaixo: