Fluxo de caixa: Por que ele é tão importante para a sua empresa

Fluxo de caixa - Excel coaching

Quando falamos da gestão de um negócio, temos várias métricas para ser analisadas, o trabalho de um bom gestor é entender de números e conseguir entender o que eles querem te dizer.

Muitos empresários têm a falsa impressão de que com um número alto de vendas o dinheiro está sobrando e podem cometer alguns deslizes com relação aos verdadeiros custos da empresa.

Por isso, nesse artigo vamos falar do fluxo de caixa, e porque ele é tão importante para sua empresa.

Mas afinal, o que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa registra basicamente toda a entrada (faturamento) e saída (custos) do caixa de uma empresa. Parece simples não?

Mas infelizmente muitos empreendedores ainda erram nesse aspecto! Registrar seu faturamento e custo é extremamente importante, não se esqueça de seu panorama deve ser diário, semanal e mensal.

O principal erro das micro e pequenas empresas é não achar necessário registrar valores menores, e ai está um erro que pode levar a falência!

Ter todos os dados da sua empresa disponíveis e anotados são necessários para qualquer tipo de avaliação periódica.

Às vezes, você pode ter a impressão que sua empresa está crescendo, mas na verdade, você está tendo gastos maiores! Dúvida? Segue um exemplo:

Imagine que você tem faturado 20mil por mês e decidiu duplicar esse faturamento em apenas 1 mês. Você se reúne com seu time de marketing, vendas e monta uma nova estratégia e abordagem para alcançar esse número.

No fim do mês você faz uma analise e vê que conseguiu bater a meta, alcançando um faturamento de 40mil!

Você fica contente e vai celebrar com sua equipe! Porém ainda falta ler um dado, quais foram seus gastos para alcançar esse novo faturamento. Digamos que você gastava 5mil para ter um faturamento de 20mil, e depois de uma rápida leitura viu que só chegou a 40mil mensais investindo 15mil!

Ou seja, seu faturamento dobrou mais seu custo triplicou, no final das contas, sua estratégia talvez não seja tão interessante, afinal não adianta você aumentar o seu faturamento e ter custos que seguem a mesma linha.

Esse é um dos principais desafios de qualquer empresa!

Conseguir crescer seu faturamento/lucro sem ter um aumento tão grande nos custos operacionais, marketing, vendas e tecnologia.

E eu não falei mais afundo sobre CAC ou LTV. É sempre melhor adotar estratégias mais enxutas e que tem maior alcance, principalmente utilizando a internet.

 

Caixa livre

O fluxo de caixa livre (FCL) tem como função medir a capacidade de geração de capital em determinados períodos (curto, médio e longo prazo).

Utilizando dois indicadores (focado em 60 a 90 dias) e o outro de 2 a 5 anos. Com uma analise gráfica, você vê se sua empresa está se comportando da maneira que deveria.

Se o resultado for positivo (superávit), já é preciso pensar em estratégias para utilizar o capital parado, já se o resultado for negativo, o esforço deve ser em encontrar uma solução para sair do vermelho.

 

Como manter o controle do fluxo de caixa?

Para manter o fluxo de caixa da sua empresa em dia, o ideal é ter um sistema onde você possa anotar todos esses dados, e para micro, pequenas, médias ou grandes empresas, o excel ainda é a salvação.

Se sua empresa usa o Excel, conheça nossa planilha de fluxo de caixa:

Planilha fluxo de caixa:

 https://excelcoaching.com.br/produto/planilha-controle-financeiro-fluxo-de-caixa-dre-planejamento-financeiro/

1
Olá,
Podemos Ajudar?
Powered by