Como aumentar vendas com Logística Empresarial

A Logística Empresarial pode ser o diferencial competitivo para o sucesso de uma empresa.

Muitos autores afirmavam que “a logística de distribuição consiste basicamente na movimentação do produto para os pontos de vendas.”

Mas as empresas estão finalmente descobrindo a Logística…

Com a evolução das tecnologias, o aparecimento de novos produtos e novas necessidades de mercado o conceito de que a Logística é apenas o ato de tirar um produto de um ponto para levar para outro, acabou ficando generalista e ultrapassado. Hoje evoluímos para a Logística Empresarial que tem a ideia central em:

  1. O produto certo
  2. Na hora certa
  3. No local certo
  4. Com o menor custo possível
  5. Nas condições pré-determinadas.

Seguindo os conceitos acima AUMENTAMOS AS VENDAS através da satisfação dos clientes, redução de custos e ganho de competitividade! Simples não é? nem tão simples assim…

A Logística Empresarial vai alem..

…da pequena visão de depósito, palete, caminhão, etc. A logística é qualidade, custo, prazos e ciclos dos serviços prestados no atendimento dos clientes e tem duas vertentes muito importantes e definidas:

  • A Estratégica; Focada no Planejamento de abastecimento, informações e parceiras com fornecedores e transportadores.
  • O Operacional; Focada ao fluxo físico de movimentação, armazenagem, embalagem, transporte, etc.

Pois é, para ter o produto certo, na hora certa, no local certo com o menor custo possível e nas condições pré-determinas é preciso muito estudo e conhecimento de causa, sendo um missão para profissionais de Logística.

Mas como algumas empresas ainda resistem em contratar “Bons profissionais de Logística” e em meio a “A Crise”, a alta dos combustíveis, inflação e os custos com Transporte e Armazenagem subindo, veja algumas dicas que podem ajudar a sair do sufoco:

Acabar com trabalhos improdutivos

Analisando seus processos de coletas, quantidade de movimentos, entradas em sistemas e conferências conseguimos saber as atividade repetitivas que não estão agregando valor.

Um estudo eficiente do layout de seu armazém, pensando no fluxo de entrada e saída de materiais, pode evitar grandes distâncias percorridas na separação de materiais, economizando tempo, desgaste de equipamentos e aumentando a produtividade dos operadores.

Antecipar aos acontecimentos

Não fique apagando fogo! Trabalhos não programados geram atividades extras, que por sua vez resultam em custos e utilização de recursos. Alem de ter um plano estratégico para atividades mensais, semanais e diárias, treinar a equipe para ajudar na prevenção de atividades fora do escopo pode contribuir para o bom desempenho e cumprimento das metas.

Acabe com os gastos

No dicionário encontramos a descrição para gasto “Desperdício; utilização não proveitosa de alguma coisa”.

Há oportunidades de diminuir os gastos com perdas e avarias na realização do processo correto de embalagem, paletização e stretch. A qualidade nestes processos pode economizar até quatro vezes mais do que a remediação.

Dê condições de trabalho

Tenha as ferramentas ideias para realização de seus processos. Empilhadeiras, paleteiras, coletores, transportadores contínuos, estruturas de estocagem e etc em boas condições de uso evitam sobrecargas, gargalos, horas extra, e atividades que oneram a operação.

Não existe mágica, porem podemos diminuir custos e aumentar a competitividade com algumas ideias simples que aplicamos com disciplina e zelo.

Lembre-se:

“Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível”

Precisa de uma Planilha Excel Personalizada?

Nos fazemos para Você

Pra quê Pagar Sistema Caro? Mensalidade? Suporte?

Se

Uma Planilha Resolve

Abri Chat
1
Chame aqui! WhatsApp das 07:00 as 22:00
Olá,
Podemos Ajudar? atendemos no WhatsApp das 07:00 as 22:00