Análise SWOT: O que é e como fazer

Analise SWOT - Excel coaching
Analise SWOT - Excel coaching

Analisar dados, definir metas e orçamentos, são fatores fundamentais quando falamos da gestão de uma empresa, sem planejamento estratégico, nenhuma empresa consegue sobreviver em um mercado altamente competitivo.

Como gestor, seu papel principal é entender profundamente do seu negócio, desde pessoas a dados, pontos fortes e fracos.

Por isso a importância da análise SWOT (Matriz SWOT, Matriz FOFA), para empreendedores, principalmente para micro e pequenas empresas. Mesmo sendo utilizada em grande parte para empresas de grande porte, pode ser facilmente aplicada em empresas menores.

O que é a análise SWOT (Matriz SWOT ou Matriz FOFA)

A análise SWOT, é uma abreviatura em inglês das palavras strenghts, weaknesses, opportunities e threats, e em português respectivamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, daí a sigla (FOFA).

Seu objetivo é simples, analisar fatores internos e externos, desenvolvendo melhorias para aperfeiçoar o desempenho da empresa no mercado de trabalho. Por isso, seu modelo é o mesmo de uma Matriz, facilitando a sua própria avaliação.

De maneira simples e intuitiva, explicaremos nesse artigo como você pode realizar uma análise SWOT (FOFA) além é claro, de entender seus principais conceitos.

Como realizar uma análise SWOT

Como já falamos anteriormente, a análise SWOT é o resumo do ambiente interno e externo da sua empresa (avaliando as suas forças e fraquezas, e buscando oportunidades ou ameaças no ambiente externo).

O ambiente interno, por definição, é onde a empresa tem controle! Ou seja, pode executar determinadas ações, sendo aqui, onde irá encontrar os pontos fortes e fracos da sua empresa.

Basicamente, fatores internos, são quase tudo que pertence ao “coração” da sua empresa, portanto, qualquer fator que você tenha controle, faz parte do ambiente interno (equipe, maquinário, tecnologias, sistemas, veículos, cartelas de clientes, etc…)

É aqui, que vai encontrar seus pontos fortes e fracos:

Fortes: Tudo que representa alguma vantagem perante a concorrência: Localização, uma equipe mais qualificada, tecnologia mais avançada, posicionamento maior e melhor…

Fracos: Ao contrário das suas vantagens, suas fraquezas, são fatores do seu ambiente interno, que de alguma maneira, te desfavorecem perante aos seus concorrentes. Da mesma forma, se sua empresa tem uma localização ruim, e paga um custo de frete maior, maquinário antigo e defasado, causando atraso na entrega e confecção dos seus produtos.

Agora partindo para os fatores externos:

Onde a empresa não tem controle (clima, legislação, impostos, juros, crises econômicas, guerras ambientais e etc…)

É necessário entender que, nem todo fator externo vai te prejudicar, existem situações que vão te favorecer perante a concorrência:

Imagine que próximo da sua empresa, esteja sendo construída outra empresa que fornece a matéria prima que você precisa para fabricar os seus produtos, com um preço de custo 12% menor que o seu fornecedor atual.

Além disso, tem a mesma qualidade, e também é muito próxima da sua empresa, diminuindo os preços de frete. Claro que é uma ótima oportunidade!

Como essas informações, você deve realizar a análise SWOT passo a passo:

Analise SWOT - Excel coaching

– Defina suas forças.

– Defina suas fraquezas

– Liste quais as suas oportunidades

– Liste também quais são as suas ameaças

– Siga o exemplo da imagem, adicione os dados no local indicado

– Faça as correlações entre os dados e determine:

– Possíveis oportunidades

– Quais pontos fortes podem combater quais ameaças

– Quais pontos fracos podem prejudicas as oportunidades

– Quais pontos fracos podem potencializar as ameaças

Veja o exemplo abaixo:

Forças:

– Localização

– Maquinário avançado

– Equipe altamente qualificada

Fraquezas:

– Altos custos operacionais

– Atendimento de baixa qualidade

Oportunidades:

– Baixa no dólar

– Crescimento no setor em 25%

Ameaças:

– Juros altos

– Crise econômica

– Maior número de competidores

Como a análise SWOT, você consegue fazer sua estratégia funcionar. Esse foi apenas um exemplo de como realizar a análise SWOT (FOFA), o mais importante é entender quais são os seus conceitos para aprender a correlacionar de forma correta suas forças e fraquezas.

E você, já sabia fazer a análise SWOT?

Não entendeu direito?

Calma, que estou aqui para te ajudar. Vamos facilitar a sua vida como gestor e empreendedor, conheça nossa planilha sobre análise SWOT!

Planilha análise SWOT:
https://excelcoaching.com.br/produto/swot/

1
Olá,
Podemos Ajudar?
Powered by