Afinal de contas, errar é humano?
Quantos erros você já cometeu no Excel?
Mesmo sendo uma das melhores ferramentas administrativas já criadas o Excel também pode ser um breve “pesadelo”, principalmente para os iniciantes que tentam usar fórmulas e funções na ferramenta.
Por ter um dos sistemas mais completos da atualidade, o Excel oferece um vasto número de opções para todos os tipos de empreendedores.
Da padaria de bairro até o fundo multimercado de Nova York, o Excel é uma das melhores ferramentas quando falamos de análise e gestão de dados.
Mas nem tudo são flores. Mesmo não sendo uma ferramenta tão complexa, o Excel possui alguns “pulos do gato”, coisa que, somente um usuário intermediário ou avançado sabe utilizar.
É por isso que, mesmo com todas as suas funções, muitas pessoas ainda deixam de usar o Excel dentro do trabalho. Alguns erros durante a digitação ou a criação de fórmulas podem deixar uma pessoa louca, principalmente se ela mexe com muitos números.
Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar. Nós reunimos alguns dos principais erros de iniciantes no Excel para evitar que você faça algo de errado quando estiver enviando as suas planilhas.
Bom, dito isso, vamos lá:
Um dos erros mais comuns – Não fechar os parênteses.
O erro que vale um milhão de reais.
Lá está você, digitando corrigindo planilhas o dia todo. Depois de corrigir e enviar algumas dezenas de balancetes você acaba ficando mais cansado do que o normal e não percebe que, por estar no automático, esqueceu de fechar o parênteses em algumas linhas.
Isso tende a acontecer muito mais com os iniciantes, por não estarem acostumados com o nível de trabalho. Certifique-se que todos os parênteses foram fechados ao longo de cada linha.
Ah e não se esqueça de revisar as suas planilhas. Assim você garante que todas as fórmulas estejam corretas.
Falta de #VALOR, #NUM e #NOME.
Esses são talvez um dos erros mais familiares pelos usuários de Excel. Afinal de contas, quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra!
Somar um texto com número, digitar o número com o formato errado e escrever uma fórmula com algum erro ortográfico.
Felizmente todos eles podem ser evitados com a revisão das planilhas. Tente fazer tudo com mais calma, mesmo que você leve mais tempo.
Isso garante que nenhum supervisor seu irá lidar com algum erro causado pela sua falta de atenção.
Um dos erros mais comuns: Usar os intervalos de forma incorreta.
Outro erro que é causado pela falta de atenção é quando você escolhe errado ou usa o símbolo incorreto na hora de selecionar o intervalo desejado.
A forma correta é usar os : (dois pontos) e não o – (travessão) na hora de selecionar as cédulas.
Não se esqueça que os : (dois pontos) significam DE/ATÉ:
- EXEMPLO: SOMA(A2:A9) = Somar de A2 até A9.
Já o ponto e vírgula tem o significado de E:
- EXEMPLO: SOMA(A2;A9) = Somar A2 e A9.
Formatando os números de forma errada.
Isso é muito comum quando você está usando o Excel pela primeira vez.
Algumas pessoas tendem a usar o cifrão ($) e a vírgula quando estão digitando algumas formas, causando assim o erro.
Não use $2,000 nas fórmulas, mas sim apenas o número 2000.
Agora que você já sabe como evitar os principais erros, que tal conhecer as melhores planilhas do mercado?
Acesse a nossa home page ou entre em contato por e-mail e faça um pedido!
Pensou planilhas pensou excelcoaching.