Todos os recebimentos e pagamentos de caixa são registrados cronologicamente (dia, mês e ano) no livro caixa.
Este é um livro auxiliar de registros contábeis e é opcional. O caixa livro destina-se à verificação exclusiva de entradas e saídas de uma conta..
Ao fundar uma empresa, ele precisa ter controle financeiro sobre suas receitas e despesas. Neste livro, é realizada uma auditoria pessoal da empresa, que poderá futuramente auxiliar na declaração do imposto de renda.
O livro caixa é geralmente aceito pelo caixa da empresa (o departamento responsável por receber receitas e pagar despesas), ou qualquer outra organização com ou sem lucro.
As notas devem ser metodológicas, diárias e detalhadas. Você não precisa registrar ganhos futuros (notas que ainda não foram compensadas e lançadas em cheques).
Todas as faturas e recibos devem ser guardados, uma vez que ajudarão a preencher o livro caixa corretamente (pode ser eletricidade, aluguel, água, telefone, papelaria e suprimentos de mineração, reparo e conservação do local, etc.)
Quais as empresas que obrigatoriamente precisam ter um livro caixa?
O livro caixa pode ser utilizado por empresas de todos os portes, desde que se registrem corretamente. Ou seja, registre todas as receitas e saídas financeiras, registre as receitas, os pagamentos e outras atividades.
Embora não seja obrigatório para todos os tipos de negócios, é interessante usá-lo para controlar os fluxos de caixa.
As empresas enquadradas no regime tributário do Simples Nacional – com receita bruta anual de R$ 4.800.000 reais – devem declarar o valor do fluxo de caixa.
Com uma caixa registradora com registros corretos de check-in e check-out, esses números podem ser facilmente encontrados em um só lugar.
Como se criar um livro caixa?
Você pode usar planilhas em papel ou no Excel para criar uma caixa registradora que exibe informações que identificam um documento.
Podemos criar um livro básico de caixa que contém colunas:
Data: É necessário definir datas para melhor controle do livro caixa da empresa. Além disso, você pode dividi-lo em diferentes tabelas diárias se o fluxo diário for muito intenso.
Histórico: O histórico é um local reservado para identificar os motivos da transação, por exemplo: “Pagamento ao fornecedor A” ou “Confirmação do cliente B”.
Postagens: Fluxos de entrada definem a receita que uma empresa recebe por um determinado período, em dinheiro ou débito de uma conta.
Retiradas: As saídas definem os valores pagos pela empresa em determinado período, em dinheiro ou em conta.
Balanço Final: É importante definir um balanço que indique a diferença entre entradas e saídas. O resultado é quanto caixa a empresa tem atualmente.
O saldo do período anterior deve ser registrado na primeira entrada. Este valor pode ser do dia, mês ou ano anterior, utilizado pela empresa, e a quantidade de fluxo que a negociação representa.
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