O que é fluxo de caixa?
Cuidar das finanças da empresa é fundamental para garantir que ela consiga se manter em funcionamento. Por isso é muito importante entender o que é o fluxo de caixa.
De uma forma resumida é possível dizer que o fluxo de caixa é o movimento que se tem de todas as entradas e saídas de dinheiro. Apesar de ser uma ferramenta simples, pode ser fundamental para o sucesso do negócio.
Sempre que uma conta é paga ou se recebe dinheiro dos clientes, devem ser realizados registros detalhados para que se possa ter o acompanhamento. Os valores que estão previstos para recebimento também podem ser contabilizados, uma vez que permitem o planejamento futuro.
Essa é uma ferramenta que ajuda a controlar as finanças e que pode ter tipos de fluxo de caixa diferentes conforme a sua finalidade, por exemplo, fluxo de caixa operacional, livre, para investimentos, descontado, projetado, indireto e outros.
A importância de ter um fluxo de caixa:
É de suma importância que se tenha um fluxo de caixa operacional e funcional para se conseguir entender a saúde financeira da empresa e planejar como será o futuro da organização. Alguns pontos demonstram os motivos pelos quais é importante ter esse acompanhamento.
● Conseguir identificar a disponibilidade de caixa e liquidez da empresa.
● Decidir sobre investimentos futuros sem prejudicar os recursos financeiros.
● Planejar para solicitar empréstimos e arcar com o pagamento.
● Saber se os negócios estão se desenvolvendo conforme o planejado e proporcionando retorno.
● Auxiliar no gerenciamento dos gastos.
● Servir de apoio na tomada de decisões.
● Evitar o endividamento por descontrole financeiro.
Esses pontos só poderão ser considerados benéficos se houver um controle eficaz, isso garantirá que decisões sejam tomadas a curto, médio e longo prazo de forma mais assertiva.
Como controlar o fluxo de caixa:
Um dos grandes problemas das empresas é que o fluxo de caixa como fazer acaba sendo um assunto pouco discutido e o controle não ocorre da forma mais eficiente. Muitas vezes esse acompanhamento é feito por planilhas diversas que não estão centralizadas, com isso, as informações se perdem e não são localizadas com facilidade.
Garantir que todo o processo seja automatizado pode melhorar o controle e fazer com que os resultados sempre sejam exatos. A automação é uma grande aliada, pois garante que não se perca nenhum dado e que as informações estejam acessíveis.
Além de automatizar os sistemas, é preciso garantir que estejam integrados, isso pode ser conseguido com o uso de um bom ERP. Com isso, todas as entradas e saídas serão visualizadas em tempo real e se saberá com exatidão os valores disponíveis em caixa.
Para garantir que esse processo está funcionando corretamente, não basta apenas registrar todas as informações, é necessário se certificar de que estão corretas. Relatórios devem ser gerados e analisados com periodicidade para identificar possíveis pontos falhos e providenciar as correções.
Garantir que o fluxo de caixa operacional funcione corretamente, evita que a empresa adquira dívidas sem perceber, que consiga manter suas contas em dia e tenha recursos suficientes para garantir a movimentação financeira.