A teoria das Múltiplas Inteligências foi desenvolvida em 1983 pelo Dr. Howard Gardner, professor de educação na Universidade de Harvard.
Sugere que a noção tradicional de inteligência, baseada em testes de Q.I. é muito limitada.
Em vez disso, o Dr. Gardner propõe oito diferentes inteligências para explicar uma gama mais ampla de potencial humano em crianças e adultos.
Ferramenta para Coaching – Múltiplas Inteligências em Planilha Excel https://www.youtube.com/watch?v=zCRDKTECNw4&feature=youtu.be Dr. Gardner diz que nossas escolas e cultura centram a maioria de sua atenção na inteligência linguística e lógico-matemática. Valorizamos mais as pessoas altamente articuladas ou lógicas de nossa cultura. No entanto, o Dr. Gardner diz que devemos também prestar atenção igual aos indivíduos que mostram habilidades nas outras inteligências (Múltiplas Inteligências): artistas, arquitetos, músicos, naturalistas, designers, dançarinos, terapeutas, empresários e outros que enriquecem o mundo em que vivemos. Infelizmente, muitas crianças que têm esses dons não recebem muito reforço para eles na escola. Muitas dessas crianças, de fato, acabam sendo rotuladas como “deficientes de aprendizado”, “ADD (desordem de déficit de atenção)”, quando suas maneiras únicas de pensar e aprender não são abordadas por uma sala de aula fortemente linguística ou lógico-matemática. A teoria das Múltiplas Inteligências propõe uma grande transformação no funcionamento de nossas escolas e sugere que os professores sejam treinados para apresentar suas aulas de diversas maneiras, usando música, aprendizado cooperativo, atividades artísticas, role play, multimídia, viagens de estudo, a reflexão interior e muito mais. A boa notícia é que a teoria das inteligências múltiplas tem atraído a atenção de muitos educadores em todo o país, e centenas de escolas estão usando sua filosofia para redesenhar o caminho Educa as crianças.A má notícia é que existem milhares de escolas ainda lá fora, que ensinam da mesma maneira velha maçante, através de palestras secas, e planilhas chato e livros didáticos. O desafio é obter essas informações para muitos professores mais, a escola Administradores e outros que trabalham com crianças, para que cada criança tenha a oportunidade de aprender de maneira harmoniosa com suas mentes únicas.
Essas inteligências são:
Inteligência linguística (“palavra inteligente”) Inteligência lógico-matemática (“número / raciocínio inteligente”) Inteligência espacial (“imagem inteligente”) Inteligência corporal-cinestésica (“corpo inteligente”) Inteligência musical (“música inteligente”) Inteligência interpessoal (“pessoas inteligentes”) Inteligência intra-pessoal (“auto-inteligente”) Inteligência naturalista (“natureza inteligente”) A teoria das Múltiplas Inteligências também tem fortes implicações para a aprendizagem e no desenvolvimento de adultos. Muitos adultos encontram-se em empregos que não utilizam suas inteligências mais desenvolvidas. Por exemplo, o indivíduo altamente corporal-cinestésico que está preso em um trabalho de mesa linguística ou lógica quando ele ou ela seria muito mais feliz em um trabalho onde ele poderia se mover, como um líder recreativo, um guarda florestal, ou fisioterapeuta. A teoria das inteligências múltiplas dá aos adultos uma nova maneira de olhar para suas vidas, examinando os potenciais que deixaram para trás em sua infância (como o amor pela arte ou drama), mas agora têm a oportunidade de desenvolver através de cursos, hobbies ou outros programas de auto-desenvolvimento.
Como ensinar ou aprender qualquer coisa 8 maneiras diferentes.
Uma das características mais notáveis da teoria das inteligências múltiplas é como ela fornece oito diferentes caminhos potenciais para a aprendizagem. Se um professor está tendo dificuldade em alcançar um aluno nas formas mais tradicionais de instrução linguística ou lógica, a teoria das inteligências múltiplas sugere várias outras maneiras pelas quais o material pode ser apresentado para facilitar a aprendizagem efetiva. Se você é um professor de jardim de infância, um instrutor de escola de pós-graduação ou um aluno adulto que procuram melhores maneiras de prosseguir auto-estudo sobre qualquer assunto de interesse, as mesmas diretrizes básicas se aplicam. O que quer que você esteja ensinando ou aprendendo, veja como você pode conectá-lo com: Palavras (inteligência linguística) Números ou lógica (inteligência lógico-matemática) Imagens (inteligência espacial) Música (inteligência musical) Auto-reflexão (inteligência intrapessoal) Uma experiência física (inteligência corporal-cinestésica) Uma experiência social (inteligência interpessoal) e / ou Uma experiência no mundo natural. (Inteligência naturalista)
Como saber?
Por exemplo, se você estiver ensinando ou aprendendo sobre a lei da oferta e da demanda em economia, você pode ler sobre ela (linguística), estudar fórmulas matemáticas que a expressam (lógico-matemática), examinar um gráfico que ilustra o princípio ( Espacial), observar a lei no mundo natural (naturalista) ou no mundo humano do comércio (interpessoal); Examine a lei em termos de seu próprio corpo [ex. Quando você suprir seu corpo com lotes do alimento, a demanda da fome vai para baixo; Quando há muito pouco suprimento, a demanda do estômago por comida vai para cima e você fica com fome] (corporal-cinestésico e intrapessoal); E/ou escrever uma canção (ou encontrar uma canção existente) que demonstra a lei. Você não tem que ensinar ou aprender algo em todas as oito maneiras, basta ver quais são as possibilidades e, em seguida, decidir quais os caminhos que interessam mais, ou parecem ser o ensino mais eficaz ou ferramentas de aprendizagem. A teoria das inteligências múltiplas é tão intrigante porque expande nosso horizonte de ferramentas de ensino / aprendizagem disponíveis para além dos métodos linguísticos e lógicos convencionais usados na maioria das escolas (por exemplo, palestras, manuais, atribuições de escrita, fórmulas, etc.). Para começar, coloque o tópico do que você está interessado em ensinar ou aprender sobre no centro de uma folha de papel em branco, e desenhe oito linhas retas ou “raios” irradiando para fora deste tópico. Rotule cada linha com uma inteligência diferente. Em seguida, inicie idéias de brainstorming para ensinar ou aprender esse tópico e anote idéias ao lado de cada inteligência (esta é uma abordagem espacial-linguística de brainstorming, você pode querer fazer isso de outras maneiras também, usando um gravador de fita, ter um grupo Sessão de brainstorming, etc.). Para ajudar a entender melhor as suas inteligencias estamos disponibilizando a Planilha Excel Analise de Múltiplas Inteligencias para Download Grátis.
Você pagará apenas R$ 29,99
Com toda a segurança do Mercado Livre
Baixe o arquivo de teste:
Clique no Botão abaixo para realizar o download da planilha:
Compre pelo o Mercado Livre com toda segurança