Como calcular Função SE no Excel
A função SE é uma das funções mais utilizadas no Excel, pois permite realizar testes lógicos e retornar valores de acordo com o resultado desses testes. Neste glossário, vamos explicar detalhadamente como utilizar a função SE no Excel, com exemplos práticos e uma planilha de exemplo para facilitar o entendimento.
O que é a função SE?
A função SE é uma função condicional do Excel, que permite realizar testes lógicos e retornar valores de acordo com o resultado desses testes. Ela é muito útil para tomar decisões com base em determinadas condições, automatizando processos e facilitando a análise de dados.
Para utilizar a função SE, é necessário definir uma condição que será testada, e especificar o valor a ser retornado caso a condição seja verdadeira e o valor a ser retornado caso a condição seja falsa.
Sintaxe da função SE
A sintaxe da função SE é a seguinte:
=SE(teste_lógico; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso)
Onde:
teste_lógico
é a condição que será testada;valor_se_verdadeiro
é o valor a ser retornado caso a condição seja verdadeira;valor_se_falso
é o valor a ser retornado caso a condição seja falsa.
Exemplo de utilização da função SE
Vamos supor que você tenha uma planilha com dados de vendas, e queira classificar os produtos de acordo com o valor da venda. Se o valor for maior que 1000, você quer que seja exibida a mensagem “Alto”, caso contrário, quer que seja exibida a mensagem “Baixo”.
Para realizar essa classificação, você pode utilizar a função SE da seguinte forma:
=SE(A2>1000; "Alto"; "Baixo")
Na célula A2, você deve inserir o valor da venda que deseja classificar. A função SE irá testar se esse valor é maior que 1000. Se for verdadeiro, irá retornar a mensagem “Alto”, caso contrário, irá retornar a mensagem “Baixo”.
Planilha de exemplo
Agora, vamos utilizar uma planilha de exemplo para ilustrar a utilização da função SE. Na coluna A, temos os valores das vendas, e na coluna B, iremos utilizar a função SE para classificar essas vendas como “Alto” ou “Baixo”.
Vendas | Classificação |
---|---|
1200 | =SE(A2>1000; “Alto”; “Baixo”) |
800 | =SE(A3>1000; “Alto”; “Baixo”) |
1500 | =SE(A4>1000; “Alto”; “Baixo”) |
Na célula B2, insira a fórmula =SE(A2>1000; "Alto"; "Baixo")
. Arraste essa fórmula para as demais células da coluna B para aplicá-la a todos os valores das vendas.
Agora, a coluna B irá exibir a classificação “Alto” ou “Baixo” de acordo com o valor das vendas. Dessa forma, você pode facilmente identificar quais vendas são consideradas altas e quais são consideradas baixas.
Conclusão
A função SE é uma ferramenta poderosa do Excel, que permite realizar testes lógicos e retornar valores de acordo com o resultado desses testes. Com a utilização adequada da função SE, é possível automatizar processos e facilitar a análise de dados. Esperamos que este glossário tenha sido útil para você compreender como calcular a função SE no Excel.