Neste post iremos conhecer melhor o Visual Basic e explicar o que são “Objetos, Propriedades e Métodos” .
1- Como usar o VBA no Excel ?
Vamos utilizar o guia desenvolvedor para criar Macros e acessar o Visual Basic. Para entrar no VBA basta clicar em Visual Basic, outra forma é o atalho Alt+F11. Abaixo segue imagem da tela inicial.
2- O que é Objeto.
Objeto é uma unidade de dados que representa determinado elemento da sua planilha ou do Excel; em outras palavras, é um objeto no sentido não-técnico da palavra que permite uma referência, por exemplo, às células de sua planilha, a um gráfico ou à janela do Excel.
Objetos são os blocos fundamentais do VBA. Observe o bloco de código abaixo:
Range("A1").Value = "Olá!" Range("A1").Font.Name = "Arial Black" Range("A1").Font.Size = 14
A primeira linha insere o texto “Olá!” na célula “A1”;
A segunda linha atribui à célula “A1” da planilha ativa a fonte Arial Black;
A terceira linha atribui à célula “A1” o tamanho de fonte 14.
O valor Range(“A1”) é um objeto: manipulações feitas sobre ele implicam ações realizadas na célula “A1”.
3- O que são Propriedades.
Propriedades são características de cada objeto; por exemplo, não existe uma propriedade Value para o objeto Application, mas ela existe para uma célula (objeto Range).Observe novamente o exemplo usando anteriormente:
Range("A1").Value = "Olá!" Range("A1").Font.Name = "Arial Black" Range("A1").Font.Size = 14
Como dito anteriormente, estas instruções se aplicam ao objeto Range(“A1”), ou seja, à célula A1. Elas alteram ou definem propriedades deste objeto.
3- O que são Métodos.
São ações aplicadas a um objeto. Diferente das propriedades, que modificam suas características, métodos realizam ações mais amplas. Vejam o exemplo abaixo:
ActiveCell.Delete Application.Quit
Neste exemplo, “Delete” é um método do objeto “ActiveCell”, ele apagará a célula ativa. “Quit” é um método do objeto “Application”, ele encerra o Excel.
No próximo post (Desenvolvendo programas e planilhas Excel em VBA – Parte 3), mostraremos como obter uma lista de objetos, propriedades, métodos e como executar Macros.