Lucro liquido ou bruto?
Abrir uma empresa não é nada fácil, além do produto ou serviço que você vende a preocupação constante com as taxas, estoque, envio de mercadoria e com os tributos, torna a “profissão” empreendedor cada vez mais competitiva.
Mas mesmo com tudo isso, os brasileiros focam em abrir cada vez mais negócios, afinal quem não gostaria de ter a tão sonhada independência financeira? Trabalhar com algo que goste, sem ter um chefe te cobrando.
Mesmo que ser empreendedor pareça simples, não é fácil, e com certeza não é rápido. Uma das dificuldades mais comuns enfrentadas por quem começa a empreender é entender como calcular a margem de lucro de um produto ou do serviço, e terminar o mês com o valor positivo no caixa!
Bom, vamos começar pelo inicio. Lucro é a receita final do faturamento de um produto ou serviço menos os custos.
Digamos que você trabalha com manutenção de computadores, sua cliente precisa de uma peça nova para o notebook, e seu serviço custe R$ 350. Seus gastos com transporte, mão de obra, tenham valor de R$ 200 (lembrando que outras despesas como, peças, alimentação e fatores ligados ao atendimento também contam. Seu lucro por esse serviço é de R$ 150.
Para calcular o lucro períodos maiores o sistema é o mesmo. Somar o faturamento e desse total, tirar os gastos necessários para realização dos serviços. Partindo disso, você já tem os detalhes necessários para avaliar como anda a sua empresa.
Agora, só falta calcular a porcentagem de lucro, muito simples de fazer também. Apenas divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100. Veja o exemplo
Receita total: R$ 10.000
Custos: R$ 5.000
Lucro: R$ 10.000 – R$ 5.000 = R$ 5.000
Margem de lucro: R$ 5.000/R$ 10.000= 0.50 x 100 = 50%
Esse cálculo foi feito para explicar a margem de lucro bruto. Agora, vamos para outro fator importantíssimo, o lucro líquido!
Para calcular o lucro líquido, é necessário eliminar os seguintes:
• Despesas com administração.
• Impostos sobre o faturamento.
• Locação e limpeza do seu escritório.
• Despesas mensais (água, luz, telefone e internet).
Por que é importante calcular a margem de lucro
Além de ter controle do seu negócio, vai entender se sua rentabilidade está boa ou não.
Esqueça números com faturamentos altos, sempre calcule a margem de lucro, na maioria das vezes, grandes operações com faturamentos milionários tem lucros menores, quanto maior o número de processos de produção envolvidos na sua empresa, maior será seu investimento, e o lucro vai seguir essa conta.
Existem grandes logísticas que faturam múltiplos milhões mensais, porém tem uma margem de lucro girando em torno de 3-6%, diferente de alguns negócios pela internet.
Com o crescimento da internet, e a evolução dos negócios, temos empresas formadas por uma ou duas pessoas, que possuem faturamentos mensais de 6 dígitos, e um lucro médio de 40-65%.
Nem sempre a empresa que tem o maior faturamento está tão bem assim, já pensou lidar com dezenas de funcionários, vários tributos, logística, estoque de uma multinacional?
O lucro ideal sempre varia, de empresa para empresa, dependendo do negócio, sua margem pode ser entre 15% a 20%, se estiver trabalhando com serviços, principalmente pela internet, isso pode subir em torno de 30%.
Por isso, é essencial que escolha bem o mercado que vai ingressar, o produto e quais serão seus custos iniciais, é importante sempre um capital de giro para manter o negócio rodando.
Sempre estude cada ideia de negócio que tiver, lembre-se que, faturamento é um dos fatores de uma boa empresa.
O lucro, a gestão e o desenvolvimento também são essenciais para criar um negócio de sucesso, sua análise deve ser ímpar, buscando sempre o melhor para você, e sua empresa.
Também é interessante analisar o lucro por cliente. Principalmente se você trabalha com serviços, às vezes, não é tão interessante ter um cliente que traga um rentabilidade menor, custe mais tempo e demanda do seu trabalho.
É importante saber ponderar quem realmente pode trazer resultados para sua empresa, ter as ferramentas corretas vão te ajudar a tomar as melhores decisões.
Você já calcula o lucro da sua empresa? Tem dificuldades com o excesso de números e se perde no meio do caminho?
Não erre mais na gestão da sua empresa!
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