Ele só conseguiu porque teve uma ajudinha – Inteligência Social

Você já ouviu falar em Inteligência Social? não? ela pode te ajudar a resolver muitos problemas…

Quantas vezes nos pegamos parafraseando que alguém só chegou em determinada “posição de sucesso” por que conhecia pessoas que deram um empurrãozinho?

Pois bem, parece até comentário invejoso, para não dizer maldoso, mas em toda história da humanidade muitas pessoas de sucesso tiveram uma mãozinha de outras para alcançarem seus objetivos.

O que isso tem de errado? Nada!

Você já se perguntou será que essa pessoa era do tipo que todos gostam e querem ajudar?

Pois bem, vamos na raiz do problema. Com a evolução das interações sociais, muito além das competências e conhecimentos “Normais”, existe uma habilidade humana que até pouco tempo era ignorada, e que já é objeto de estudo de muitos pesquisadores em todo o mundo.

Falo da Inteligência Social, a capacidade de compreender, interagir e influenciar positivamente as pessoas.

Hoje o sucesso, a felicidade e realização profissional não são mais uma questão de posses, dinheiro, trabalho ou conhecimento, e sim um de leque de habilidades, capazes de construir conexões que resultam em relacionamentos cooperativos e duradouros.

Múltiplas inteligencias trazem habilidades para processar informações emocionais, internas e externas, e utilizar essas informações para administrar emoções, agir de forma assertiva nos relacionamentos e aumentar as interações sociais.

Pense que se o homem evolui, também suas necessidades, valores e comportamentos evoluem. Vamos entender na linha do tempo um pouco dessa evolução:

  • Na Pré História quem detinha o poder era o mais forte, aquele que vencia o fraco na luta pela sobrevivência.
  • Na Era da Agricultura o Homem descobriu que podia plantar e colher, então o poder passou a ser a posse de terras.
  • Houve também a Era do Artesanato onde o trabalho teve seu valor.
  • Na Era industrial o poder vem do Capital.
  • Entramos na Era do conhecimento, sendo a informação a bola da vez.
  • Hoje na Era das conexões, não apenas o conhecimento é fundamental, surge um novo valor, que é a capacidade de se conectar e relacionar com os outros.

Podemos resumir essa evolução em força, posse de bens, capacidade de trabalho, detenção do capital e informação, e agora a capacidade de se relacionar com o meio em que se vive.

Os indivíduos com inteligência social acreditam que podem contribuir para a melhoria do ambiente e das relações interpessoais que o cercam.

Sendo portadores de um “Radar Social”, sabendo se relacionar com diferentes grupos e conquistar sua cooperação.

Dispondo de “Consciência” para entender o outro, e “Feeling Social” para saber o que fazer com as informações que este transmite.

Muitos homens na história da humanidade conseguiram muitas coisas utilizando essa inteligência, vejamos alguns exemplos:

Nelson Mandela

O mais importante líder africano da história. Lutou pelos direitos de um continente inteiro e ganhou um prêmio Nobel da Paz. Dedicou toda a sua vida aos direitos humanos.

Mahatma Gandhi

Mobilizou uma nação inteira com o princípio da não agressão, como um meio de revolução para a libertação da Índia das mãos da Inglaterra.

Madre Teresa de Calcutá

Fundadora da ordem “Missionárias da Caridade, presente em mais de 10 países, seu sonho era simples e comum, ajudar os pobres.

Abraham Lincoln

Responsável por abolir a escravidão e considerado o maior presidente dos Estados Unidos administrar os Estados Unidos durante a Guerra Civil e modernizar a economia do país.

Martin Luther King

Ativista contra segregação racial nos Estados Unidos, identificou um problema social e mobilizou a sociedade ruma a consciência social.

O que estas grandes pessoas tiveram em comum? souberam direcionar pessoas para os ajudarem em prol de sua causa.

Saber ouvir e entender os interlocutores, se comunicar, liderar, trabalhar em equipe, lidar com os conflitos e, especialmente, ter a capacidade de entrar em empatia com o seu próximo, isto é, ter o Radar Social.

Como anda seu Stress? Baixe grátis a Planilha Excel Analise de Stress

Minha vó já dizia:

“Mais vale amigo na praça do quê dinheiro na caixa!”

Para ser Líder é preciso desenvolver a inteligência social? Sim!

Mas como desenvolver a inteligência social e aplica-la a liderança?

A essência da inteligência social é a empatia e a compreensão das emoções do outro, podemos treinar e fortalecer essa habilidade em suas principais competências:

Empatia

Capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende, de se colocar no lugar do outro.

Comunicação

Capacidade de se entender e se fazer entender pelos outros.

Trabalho em equipe

Capacidade de interagir de forma colaborativa com determinado grupo de pessoas para alcançar um determinado objetivo.

Liderança

Habilidade de mobilizar e inspirar os recursos humanos a seguirem suas ideias no alcance de determinado objetivo.

Gestão de conflito

Habilidade de gerir conflitos entre indivíduos e grupos através de utilização de técnicas, práticas e processos.

Hoje com o cenário econômico instável, em que as empresas requerem mais ideias, mais produtividade e mais resultados, se qualificar como líder passa a ser um ótimo diferencial nesse turbilhão da crise.

No próximo post irei explicar com mais detalhes as competências da Inteligência Social e dá algumas dicas de como desenvolve-las.

Baixe Grátis a Planilha Roda da Carreira Profissional

 

# Type at least 1 character to search # Hit enter to search or ESC to close