Indicadores de Desempenho Logístico (KPI’s) BALANCED SCORECARD #Parte 2

BALANCED SCORECARD
BALANCED SCORECARD

No post anterior começamos a entender o que são Indicadores de Desempenho Logístico, para que servem, e como eles podem ajudar sua empresa a alcançar a excelência.

Aprendemos que “Se você não pode medir, você não pode gerenciar. (Peter Drucker)”.

Vimos que Indicadores de Desempenho Logístico podem trazer benefícios para sua empresa como de melhoria contínua no desempenho, suporte para a tomada de decisão e conhecimento de como se chegou aos resultados.

Também disponibilizei 10 Indicadores de Desempenho Logístico como exemplo para acompanhamento de pedidos e estoque (veja Planilha de Controle de estoque e Inventário)

Agora vamos aprender o que é Balanced Scorecard e como essa metodologia fantástica pode ajudar sua empresa a alcançar altos níveis de desempenho.

Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia, que foi criada em 1992 pelos professores de Harvard, Robert Kaplan e David Norton, para a medição e gestão de desempenho. Objetivando balancear o desempenho da empresa, para um caminho de crescimento econômico-financeiro, e excelência nos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia.

O título “Balanced” não é à toa, a ideia é pensar na gestão de forma balanceada, como um todo, entendendo que cada perspectiva de negócio impacta diretamente as demais.

É preciso encontrar o equilíbrio para indicadores de ordem financeiras e não-financeiras, com 4 grupos de perspectivas:

  1. Perspectiva financeira
  2. Perspectiva do cliente
  3. Perspectiva de processos internos
  4. Perspectiva de aprendizagem e crescimento

Vamos refletir:

“As pessoas devem buscar sempre Aprendizagem e Crescimento para que consigam evoluir na execução de Processos Internos, aperfeiçoando o atendimento e a conquista de Clientes, para garantir o retorno Financeiro para a companhia”.

“Para tornar nossa empresa mais valiosa e lucrativa, precisamos satisfazer o mercado e nossos clientes. Para isso, é preciso melhorar nossos processos internos, o que só será possível se aprendermos com a experiência e praticarmos a inovação”.

Notou com as frases acima mostram a importância e a necessidade de trabalharmos as 4 perspectivas do Balanced Scorecard?

Mas como utilizar as 4 perspectivas para montar um Balanced Scorecard?

Vamos analisa-las separadamente com perguntas e possíveis respostas:

# Perspectiva financeira

Para satisfazer nossos acionistas, quais objetivos financeiros devemos seguir?

A resposta poderia ser: aumentar receitas e aumentar a rentabilidade.

Como podemos medir? Utilizar demonstrativos financeiros.

# Perspectiva do cliente

Para atingir nossos objetivos financeiros, quais necessidades de nossos clientes devemos atender?

A resposta poderia ser: Mostrar ao mercado que nossos produtos têm qualidade superior a concorrência.

Como podemos medir? Utilizar pesquisas de satisfação do cliente.

# Perspectiva de processos internos

Para satisfazer nossos clientes e acionistas, em quais processos internos devemos ser excelentes?

Um exemplo de resposta: Alcançar a excelência no controle de qualidade e na inovação.

Como medir? Análises do nível de serviço de atendimento ao consumidor, redes sociais etc.

# Perspectiva de aprendizagem e crescimento

Para atingir nossas metas, como nossa organização deve aprender e inovar?

A resposta poderia ser: Manter a capacidade de mudanças e investir em treinamentos e capacitação de funcionários.

Como medir? Número de horas gastas em treinamento dos funcionários em nos cursos internos e terceirizados.

Então vamos a pratica! 

Imaginemos uma loja de roupas que quer aumentar seu faturamento em 25%

#Criação de Mapa Estratégico

Primeiro criamos o Mapa Estratégico para identificarmos os principais objetivos de cada uma das quatro perspectivas. Um exemplo da Perspectiva Financeira:

Perspectiva Financeira

  1. Objetivo: Aumentar a lucratividade
  2. Meta: Aumentar Lucratividade em 25%
  3. Indicadores: Demonstrativos Financeiros
  4. Iniciativa/Ações: Negociar prazo e descontos com fornecedores e reduzir custo com frete

Agora é só aplicar a mesma metodologia para as outras perspectivas.

Veja na tabela abaixo como ficaria o mapa estratégico da nossa empresa loja de roupas:

OBJETIVOS METAS INDICADORES INICIATIVAS
Perspectiva Financeira:
Aumentar a lucratividade
Aumentar em 25% a lucratividade da empresa Demonstrativos financeiros Negociar prazo e descontos com fornecedores e reduzir custo com frete
Perspectiva do Cliente:
Ter uma loja mais atraente para os clientes
Aumentar em 30% a média de visitas diárias à loja Contagem de clientes Melhorar a exposição dos produtos nas vitrines com promoções, investir em panfletagem
Perspectiva de processos internos:
Ser referência em atendimento
Aumentar a satisfação dos clientes em 20% e diminuir as reclamações no SAC em 85% Análise estatística dos relatórios do SAC Analisar e redefinir todo o processo de atendimento ao cliente
Perspectiva de Aprendizado e crescimento:
Força de vendas com profissionais Capacitados
Capacitar 100% dos vendedores Número de horas gastas em treinamento dos funcionários em nos cursos internos e terceirizados Iniciar processo de Capacitação em vendas

Você sabia que 9 em cada 10 empresas fracassam na execução do seu planejamento estratégico por não dá importância aos a Logística? veja como a Logística Empresarial pode ajudar seu negocio.

Agora que já temos o modelo o próximo passo é ter um acompanhamento periódico, que pode ser por um modelo PDCA, pois com você poderá se antecipar a possíveis problemas, e te ajudará a tomar ações de correção assim que  identificar possíveis desvios.

Você também pode utilizar ferramentas com uma Planilha de SWOT para medir suas forças e fraquezas e identificar as oportunidades e ameaças.

Podemos notar que o maior ganho da aplicação do Balanced Scorecard é trazer o planejamento estratégico ao nível operacional, deixando a visão de seu negócio mais detalhada e segura, mantendo também as equipes alinhadas e motivadas em alcançar os objetivos da empresa.

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