Como aumentar vendas com Logística Empresarial

A Logística Empresarial pode ser o diferencial competitivo para o sucesso de uma empresa.

Muitos autores afirmavam que “a logística de distribuição consiste basicamente na movimentação do produto para os pontos de vendas.”

Mas as empresas estão finalmente descobrindo a Logística…

Com a evolução das tecnologias, o aparecimento de novos produtos e novas necessidades de mercado o conceito de que a Logística é apenas o ato de tirar um produto de um ponto para levar para outro, acabou ficando generalista e ultrapassado. Hoje evoluímos para a Logística Empresarial que tem a ideia central em:

  1. O produto certo
  2. Na hora certa
  3. No local certo
  4. Com o menor custo possível
  5. Nas condições pré-determinadas.

Seguindo os conceitos acima AUMENTAMOS AS VENDAS através da satisfação dos clientes, redução de custos e ganho de competitividade! Simples não é? nem tão simples assim…

A Logística Empresarial vai alem..

…da pequena visão de depósito, palete, caminhão, etc. A logística é qualidade, custo, prazos e ciclos dos serviços prestados no atendimento dos clientes e tem duas vertentes muito importantes e definidas:

  • A Estratégica; Focada no Planejamento de abastecimento, informações e parceiras com fornecedores e transportadores.
  • O Operacional; Focada ao fluxo físico de movimentação, armazenagem, embalagem, transporte, etc.

Pois é, para ter o produto certo, na hora certa, no local certo com o menor custo possível e nas condições pré-determinas é preciso muito estudo e conhecimento de causa, sendo um missão para profissionais de Logística.

Mas como algumas empresas ainda resistem em contratar “Bons profissionais de Logística” e em meio a “A Crise”, a alta dos combustíveis, inflação e os custos com Transporte e Armazenagem subindo, veja algumas dicas que podem ajudar a sair do sufoco:

Acabar com trabalhos improdutivos

Analisando seus processos de coletas, quantidade de movimentos, entradas em sistemas e conferências conseguimos saber as atividade repetitivas que não estão agregando valor.

Um estudo eficiente do layout de seu armazém, pensando no fluxo de entrada e saída de materiais, pode evitar grandes distâncias percorridas na separação de materiais, economizando tempo, desgaste de equipamentos e aumentando a produtividade dos operadores.

Antecipar aos acontecimentos

Não fique apagando fogo! Trabalhos não programados geram atividades extras, que por sua vez resultam em custos e utilização de recursos. Alem de ter um plano estratégico para atividades mensais, semanais e diárias, treinar a equipe para ajudar na prevenção de atividades fora do escopo pode contribuir para o bom desempenho e cumprimento das metas.

Acabe com os gastos

No dicionário encontramos a descrição para gasto “Desperdício; utilização não proveitosa de alguma coisa”.

Há oportunidades de diminuir os gastos com perdas e avarias na realização do processo correto de embalagem, paletização e stretch. A qualidade nestes processos pode economizar até quatro vezes mais do que a remediação.

Dê condições de trabalho

Tenha as ferramentas ideias para realização de seus processos. Empilhadeiras, paleteiras, coletores, transportadores contínuos, estruturas de estocagem e etc em boas condições de uso evitam sobrecargas, gargalos, horas extra, e atividades que oneram a operação.

Não existe mágica, porem podemos diminuir custos e aumentar a competitividade com algumas ideias simples que aplicamos com disciplina e zelo.

Lembre-se:

“Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível”

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