Desenvolvendo programas e planilhas Excel em VBA – Parte 1

Desenvolvendo programas e planilhas Excel em VBA

Nesta primeira parte do post Desenvolvendo programas e planilhas Excel em VBA, vamos definir o que é Visual Basic e como adicionar guia desenvolvedor e como habitar macros automáticas.

Afinal o que é VBA (Visual Basic For Applications)?

É uma implementação do Visual Basic da Microsoft incorporada em todos os programas do pacote Office (Word, Excel, Power Point, Access) da Microsoft.

O VBA é uma ferramenta que pode ser usada  para dar mais opções de edição em uma planilha Excel.

Ele atua como uma linguagem de programação de macros específicas para as aplicações, permitindo a criação de macros e a automatização de diversos processos dentro das planilhas Excel em VBA.

O Visual Basic for Applications ou VBA pode assustar com seus vários comando e códigos, mas não é tão difícil assim como imaginamos.

Mas enfim a melhor maneira de aprender a programação usando o Visual Basic, é na prática.

Adicionando o guia desenvolvedor.

Nas configurações do Excel, é possível adicionarmos mais uma aba. A mesma é chamada de Desenvolvedor, é um tipo de extensão da opção Macros, encontra-se na aba Exibição, e serve para adicionar, editar e configurar Macros ou VBA. Para adiciona-la ao menu de ferramentas, vamos seguir os seguinte passos:

Passo a passo. No menu Arquivo, abra as Opções, em seguida personalizar faixa de opções, marque Desenvolvedor.

No Excel aparecerá a aba Desenvolvedor, como mostra abaixo:

Habilitar Macro Automática.

Na Central de Confiabilidade você pode configurar as  Macro. Vamos usar a opção Habilitar Todas as Macros. Esta opção só deve ser habilitada caso você abra somente arquivos confiáveis.

Passo 1. No menu Arquivo, abra as Opções em seguida clique em Central de Confiabilidade e ao lado direito clique em Configurações da Central de Confiabilidade.

 

Passo 2. Aparecerá uma nova  janela, no lado esquerdo clique em Configurações de Macro, no lado direito clique em Habilitar todas as macros.

Não percam os próximos posts. Na parte 2 iremos criar planilha Excel personalizada com VBA.

# Type at least 1 character to search # Hit enter to search or ESC to close